Depois de no ano passado ter vencido o Prémio de Melhor Alinhamento Artístico nos Iberian Festival Awards e de já ter sido considerado um dos 25 melhores festivais de world music do mundo pela revista britânica Songlines, o Músicas do Mundo está de regresso com um dos mais ambiciosos cartazes da sua já longa história.
Segundo a organização, o programa de 2016 tem como objetivo “cruzar oceanos, atravessar continentes e derrubar fronteiras estéticas”. Um lema cumprido à risco logo no primeiro fim de semana do festival, que, como já é tradição nos últimos anos, terá início com três dias de concertos de entrada livre no Largo Marquês de Pombal, em Porto Covo. Por ali passarão nomes como Segue-me à Capela (Portugal), Juana Molina (Argentina) e Graveola (Brasil), na sexta, 22; Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Bamba Wassoulou Groove (Mali) e Bnegão e Seletores de Frequência (Brasil), no sábado, 23; ou ainda Jenifer Solidade & Carlos Martins (Cabo Verde/Portugal), The Unthanks (Reino Unido) e Wesli Band (Haiti/Canadá), no domingo, 24.
Depois deste aperitivo, o festival muda-se em definitivo para Sines, primeiro para o Centro de Artes e só a partir de quarta-feira, 27, para o tradicional palco do Castelo. Será por aí que, até ao sábado, 30, irão passar os nomes mais fortes desta edição, como Mbongwana Star (Congo), Noura Mint Seymali (Mauritânia), David Murray Infinity Quartet com Saul Williams (EUA), Konono Nº 1 Meets Batida (Congo/Portugal/Angola) ou Billy Bragg (Reino Unido). Como é habitual, durante todos estes dias, haverá também diversos concertos de entrada livre, que prolongam a festa durante todo o dia no Largo Poeta Bocage e noite fora na Avenida Vasco da Gama.
Durante o festival, decorre a 19ª edição do projeto Verão Arte Contemporânea em Sines, que conta com duas exposições autónomas: Travessa da Ermida a Sul, comissariada por Catarina da Ponte, no Centro de Artes de Sines, e 4 Fotógrafos de Moçambique, com imagens de Moira Forjaz, José Cabral, Luís Basto e Filipe Branquinho no Centro Cultural Emmerico Nunes.
Festival Músicas do Mundo > Porto Covo e Sines > 22-30 jul, 17h > €5 a €50 (passe)