Não há melhor forma de assinalar a nona edição da 8 1/2 – Festa do Cinema Italiano do que homenageando o seu patrono: 8 1/2, o clássico de Federico Fellini, vai ser exibido em cópia restaurada, no cinema do El Corte Inglés, esta quinta-feira, 31, às 21 e 30, com a presença de Gianfranco Angelucci, um dos mais próximos colaboradores do realizador, que esteve diretamente envolvido no filme. Após a estreia, o filme fica em exibição, em quatro sessões diárias, nesta mesma sala de Lisboa e no ArrábidaShopping, no Porto.
A homenagem completa-se com uma exposição de fotos de rodagem, tiradas em 1963 por Gideon Bachmann, também realizador e amigo pessoal de Fellini. Cedidas pela Cinemazero, de Pordenone, em Itália, que guarda o seu arquivo fotográfico, as 90 fotografias originais vão estar divididas entre o cinema São Jorge (cerca de metade), o El Corte Inglés e o Instituto Italiano de Cultura, e ainda na Fnac Santa Catarina, no Porto.
A festa, que começa em Lisboa e depois entra em digressão pelo País (Cascais, Coimbra, Porto, Elvas, Loulé, Caldas da Rainha…), inicia-se com Conto dos Contos, de Matteo Garrone, a partir da obra do escritor setecentista napolitano Gianbattista Basile, presente no último festival de Cannes (qua, 30 21h30, cinema São Jorge). No capítulo das antestreias destaca-se igualmente Suburra, de Stefano Sollima, que mergulha nas ligações entre a máfia, o Estado e a Igreja, a propósito de um gigante projeto imobiliário. E também Quo Vado?, de Gennaro Nunziante, êxito ímpar de bilheteira em Itália; Mergulho Profundo, de Luca Gudagnino; A Espera, de Piero Messina; Estrada 47, de Vicente Ferraz; Anna, de Giuseppe Guandino; ou Lo Chiamavano Jeeg Robot, de Gabriele Mainetti (estes dois últimos com a presença dos realizadores).
Depois, há a homenagem a Ettore Scola, falecido no início deste ano, através de uma retrospetiva, feita em parceria com a Cinemateca Portuguesa, com alguns dos seus filmes mais conhecidos, como Feios, Porcos e Maus, Tão Amigos que nós Éramos, O Baile e Um Dia Inesquecível. E ainda um retrato de Marcelo Mastroianni, uma nova cópia de A Vida é Bela, de Roberto Benigni, sessões competitivas, sessões infantis e um cine-jantar, no Mercado de Santa Clara, que junta o premiado filme A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino, à gastronomia… italiana, claro.
Veja aqui a programação completa
8 1/2 Festa do Cinema Italiano > El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa, Cinema São Jorge e Instituto Italiano de Cultura de Lisboa > 30 mar-7 abr > bilhetes a partir de €3; €25 (passe festival)