The Virtues é Stephen Graham, ator que dá corpo e muita alma a Joseph, um homem comum, com uma vida desinteressante. Quando vê o seu filho de 9 anos partir com a mãe para a Austrália, perde o pouco chão que lhe resta, e a bebida volta a ganhar a batalha. Joe chora, as lágrimas caem-lhe com muita facilidade e a naturalidade que ainda falta a tantos homens. Desamparado e excessivo – com uma tensão contida até ao final da série –, Joe procura ajuda junto de Anna (Helen Behan), a irmã que não vê desde pequeno. Em The Virtues, o autor e realizador Shane Meadows, aclamado com o filme This Is England (2006), volta a trabalhar com Stephen Graham e Helen Behan, e contou com Jack Thorne na escrita do argumento desta série, com banda sonora original de PJ Harvey.
Depois de ter sido separado da irmã, aos 9 anos, Joe fugiu do reformatório de rapazes. De regresso à Irlanda católica, onde nasceu, mas já sem o sotaque que perdeu quando foi para Liverpool morar com uma tia, a viagem no ferry faz-se com lembranças da infância sofrida. É um ato de desespero que o leva até à porta de casa de uma família que desconhece e que é sua.
Quem tem irmãos quase sente o sofrimento de ambos no reencontro, 31 anos depois. Em choque, sem palavras e com muitas lágrimas, nem sabem por onde começar a conversa. Culpas partilhadas, desculpas aceites, durante todo este tempo em ambos “havia um vazio no coração”.
A vida de Joe começa a recompor-se quando vai trabalhar com o cunhado na sua empresa de construção e conhece Dinah (Niamh Algar), cunhada da irmã. Afinal, têm mais em comum do que pensam. Joe passa a vida a adaptar-se, a integrar-se, num esforço épico de quem tem uma vida muito difícil. O reencontro com o passado devolve-lhe todas as más recordações do tempo do orfanato, e surgem os recalcamentos que precisam de resposta. Esta minissérie não se vê de ânimo leve. Aliás, é provável que, chegados ao fim dos quatro episódios, os leitores tenham de respirar fundo e de descomprimir devagar. The Virtues faz pensar, mói a dor e deixa sentir o desalento de uma vida que só procura a redenção.
The Virtues > filmin.pt