A tradição coral inglesa é das mais ricas do mundo. Nenhum ritual a encarna melhor que o da evensong, a liturgia coral do fim da tarde, na qual peças de compositores da Renascença ou modernos alternam com hinos tradicionais e pomposidades vitorianas sem que o conjunto minimamente destoe. Com uma história que remonta a cinco séculos, a evensong continua bastante popular, e o coro do St. John’s College, em Cambridge (tal como o do Kings College, seu grande rival), tem feito a sua parte para o manter vivo. A caixa de 42 CD, agora lançados pela Decca, reúne gravações efetuadas, entre 1957 e 1981, para a editora Argo. A longa associação desta com George Guest só é ultrapassada pela que este maestro galês manteve com o próprio coro: 41 anos.
Nos CD aqui reunidos, com reprodução das capas originais dos LP, encontramos desde Tallis, Sheppard, Weelkes, Victoria e Palestrina até Langlais e Duruflé, passando por Monteverdi, Purcell (uma das presenças mais frequentes), Bononcini, Caldara, Pergolesi, Vivaldi, Scarlatti, Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert, Liszt, Fauré… Não esquecendo uma infinidade de compositores ingleses que, mesmo antes de Britten, já viviam na sombra para a generalidade dos melómanos não britânicos.
Se o reportório é variado, a interpretação é suficientemente flexível para lhe fazer justiça. Sem as sofisticadas técnicas de gravação dos nossos dias, o som tem uma qualidade direta que convém ao estilo assertivo, “continental”, de Guest. Falta dizer que algumas das gravações são estreias em disco, e que o Papa Paulo VI recebeu outras – de missas de Haydn – quando o então primeiro-ministro britânico o visitou em 1972. Para quem quiser começar por material mais ligeiro, recomendamos o maravilhosamente jovial Twelve Days of Christmas do CD 42 ou a versão coral do Pai-Nosso no CD 11. Entre muitas escolhas possíveis para alegrar o coração.