Escrever uma carta de amor a uma cidade nos termos que se escreveria a uma mulher pode parecer a alguns excessivo, fora de moda, pueril.
“Terá algum dos teus outros amantes alguma vez realmente sentido o profundo impacto do disparo que é a tua beleza e, sem fôlego, relançarem-no para ti, ainda fremente e brilhante, para que o sintas por ti própria?”, escreveu o inglês David Roberts, 46 anos, diretor de You are here, um fanzine sobre Lisboa co-produzido com a empresa de conteúdos editoriais Fabrico Próprio. A frase, originalmente escrita em inglês (e aqui traduzida algo livremente), surge no texto O fim do dia contigo e é uma das crónicas e textos de ficção (em português e inglês) que revelam impressões, devaneios e descobertas sobre a capital.
Dedicatórias também expressas através de fotografias e ilustrações que, três ou quatro vezes por ano, estarão acessíveis em quiosques e pequenas lojas de livros e discos, por 1,75 euros. Mas não é uma publicação delicodoce, já que a ironia é o traço marcante de muitos textos e as páginas cor de laranja (as outras cores são o preto e o branco) são espaços de bom-humor por excelência. Já queixumes e críticas não são bem-vindos. “É um fanzine optimista, divertido e urbano que exprime entusiasmo pela cidade. São momentos pessoais, íntimos, que vão desencadear outras impressões nos leitores, a partir das quais podem construir novas histórias”, explica David Roberts, a viver há dois anos e meio na cidade, que conheceu em 1998 e pela qual vive apaixonado.
O ex-jornalista dedica-se à consultoria para projetos editoriais mas recolhe sempre que pode (na memória e com o telemóvel) pedaços do presente. “No que se refere a Lisboa, há um permanente discurso sobre o passado o que é normal por causa da sua História, que se cheira no ar e uma preocupação com o que vai acontecer no futuro próximo. O que Lisboa não faz é captar os momentos do aqui e agora”, acrescenta o diretor. David Roberts sente alguma afinidade com este sweet longing for ther past que é a saudade, mas uma cidade que se quer cosmopolita tem de abraçar as vibrações que emanam em qualquer esquina. Daí o título.
Não haverá plano de marketing, páginas nas redes sociais ou um site. You are here quer estabelecer com os leitores uma relação física e a única ligação digital será o e-mail (youareherefanzine@gmail.com), para o qual os interessados poderão mandar sugestões, histórias e imagens. Todos os contributos são feitos por amor à cidade e não haverá lugar a outra recompensa além da partilha de bons momentos com esta “mulher” e os seus outros amantes.