São alunos de seis turmas em duas escolas da Amadora e vão ficar em “isolamento social” em casa até 13 de março. A decisão deve-se ao facto de ter sido diagnosticada uma infeção pelo novo coronavírus a uma professora. A mulher em causa, que dá aulas na Escola Básica 2/3 Roque Gameiro e na Secundária da Amadora, esteve de férias em Milão, Itália, na semana passada. Quando regressou, sem sintomas e por recomendação do SNS 24, apresentou-se para dar aulas.
Mas, segundo o agrupamento, esta segunda-feira, 2, já não compareceu na escola. Dois dias depois, foi diagnosticada com Covid-19. Segundo fez saber o agrupamento em comunicado, os professores e assistentes operacionais que estiveram em contacto com esta professora também estão em isolamento.
Só que o impacto deste internamento não fica por aqui. Afinal, a única mulher dos nove portugueses infetados é também a mãe de um aluno do Externato Grão Vasco, em Lisboa, que anunciou o encerramento durante esta sexta-feira. Naquele estabelecimento de ensino particular, na zona de Benfica, estudam cerca de duas centenas de crianças do pré-escolar ao primeiro ciclo do ensino básico.
Em declarações à Lusa, o diretor do externato Grão Vasco, Rogério Cândido, ressalvou que o encerramento servirá para desinfetar as instalações. “Podemos dizer que há um excesso de zelo da nossa parte. Tudo está a ser feito com a máxima tranquilidade e com a total compreensão dos pais”, apontou. Aquele responsável aproveitou ainda para adiantar a mãe daquele aluno não esteve em contacto com outros daquela escola, mas o filho esteve – e que ele e o pai, embora assintomáticos, estão em isolamento.
Mundial e de risco muito elevado
O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3 300 mortos e infetou mais de 95 mil pessoas em 79 países, incluindo nove em Portugal.
Das pessoas infetadas, mais de 50 mil recuperaram.
Além de 3 012 mortos na China, há registo de vítimas mortais um pouco por todo o mundo. A lista de países inclui Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça e Espanha.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.