«Chamo-me Beatriz Leal e tenho 15 anos. Estou no 10º ano, no Agrupamento de Escolas do Fundão. Confesso que não foi fácil escolher o curso que queria seguir, até tive de mudar de área. Desde pequenina que disse que queria ser obstetra. Fascinam-me bebés, mamãs, tudo o que se relaciona com crianças. No entanto, nunca tinha reparado que gostava de investigação na ciência. Adorava fazer experiências, até mesmo às escondidas.
No 9º ano, tive várias sessões com a psicóloga da escola para escolher a área certa e todos os testes vocacionais apontavam para Psicologia ou Investigação. Como não sabia que gostava da área de Investigação, fiquei um pouco desiludida, porque não era de todo o que queria. Fiz a matrícula no 10º ano, no curso de Ciências e Tecnologias, e foi logo na primeira semana que soube que não era aquilo que eu queria. Mais uma vez, tive que recorrer à psicóloga e foi então que me falou dos cursos profissionais.
‘Os novos professores foram fantásticos’
Na nossa escola existe um grande leque de cursos profissionais: Auxiliar de Saúde, Gestão e Programação Informática, Electrónica, Automação e Computadores, Análise Laboratorial, Apoio Psicossocial e Serviços Jurídicos. Inicialmente, não gostei muito da ideia porque nunca tinha ouvido falar sobre o curso, mas depois de ouvir a psicóloga tratei logo de pedir transferência para Análise Laboratorial. Os novos professores foram fantásticos e fizeram tudo para que me adaptasse. A primeira vez que entrei no laboratório e vesti a bata, para poder realizar as atividades, senti que era o melhor para mim e o que me fazia feliz.

Tenho muitas disciplinas: Português, Espanhol, Área de Integração, Tecnologias de Informação e Comunicação, Matemática, Física e Química, Química Aplicada, Tecnologia Química, Qualidade, Segurança e Ambiente e Análises Químicas. As minhas preferidas são Química Aplicada e Análises Químicas. Adoro as professoras e fazem sempre com que os alunos participem na aula. A professora de Análises Químicas, professora Ana Teles, é a diretora do curso. Pedi-lhe opinião sobre o curso e foi excecional: «O Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial é um curso que vos pode preparar para serem futuramente bons técnicos, pois apresenta uma forte componente prática e em contexto real de trabalho.»
Somos esclarecidos, durante as aulas, não só sobre os assuntos lecionados como também sobre possíveis escolhas futuras. No final de cada ano do curso fazemos uma formação em contexto de trabalho e a professora disse-nos que podemos ir muito bem preparados porque, além da parte teórica, temos também uma grande parte prática/experimental. Futuramente, este curso abre-nos muitas portas. Além de ficarmos com um curso, podemos prosseguir estudos a nível superior.
‘Aprendemos a aprender’
Também gosto muito das aulas de Química Aplicada; a professora Maria José Pires é fantástica! A matéria é dada como um jogo, com regras e objetivos, levando-nos, assim, a estudar e aprender autonomamente. Esta disciplina está relacionada com a Química Orgânica e a Química da Vida. Nas aulas «aprendemos a aprender», respeitando sempre os diferentes ritmos de aprendizagem. A participação na aula tem um papel fundamental para uma boa aprendizagem, sendo que é sempre reforçada em todas as aulas com ajuda da professora.
Como é habitual, a professora planifica a aula, mas a planificação quase sempre sofre alterações decorrentes de comentários, dúvidas ou sugestões apresentados pelos alunos. Aproveitamos sempre esses momentos para reflexão e discussão, ajudando assim a um melhor esclarecimento e compreensão dos conteúdos lecionados. Este método ajuda-me a participar mais ativamente na aula. Ao participar na aula, desta forma, sinto-me mais ativa no curso e feliz.
‘Respeitamos muito a professora e é isso que a faz confiar em nós’
A professora faz com que nos sintamos bem num espaço de aprendizagem, com liberdade e responsabilidade. O objetivo deste tipo de aulas é, para a professora, promover atitudes de cidadania ativa e responsável. «Quero que a minha função principal seja ajudar os meus alunos a pensar e a aprender para serem cidadãos críticos e informados para poderem apresentar opiniões fundamentadas quanto à defesa e melhoria da qualidade de vida e do ambiente.» Respeitamos muito a professora e é isso que a faz confiar em nós para implementar este método de ensino. Vejo neste método um exemplo para outros professores e alunos.Sinto-me muito integrada neste curso e será esta a área que quero seguir.

O dia da semana de que gosto mais é a quinta-feira, pois é nesse dia que temos mais horas de Análises Químicas e onde podemos fazer mais atividades laboratoriais. Na disciplina de Química Aplicada começámos a realizar um projeto, «Pelo direito a um ambiente mais limpo…», em que estudamos e preparamos indicadores ácido-base com produtos naturais, como folhas, flores, frutas e legumes. Levamos estes produtos de casa e até mesmo de plantas dos corredores da escola.
Começamos também a realizar um trabalho, nas aulas à distância, sobre A Química do Amor, no âmbito da Educação Sexual. O objetivo deste trabalho é perceber quais as substâncias químicas que, no nosso organismo, estão relacionadas com as nossas emoções e sentimentos. A apresentação deste trabalho pode ser feita em vídeo, Powerpoint, ou outro modelo ao gosto dos alunos.
A nossa escola tem a assinatura da Visão Júnior e vejo nos alunos e professores um grande interesse. Quero prosseguir estudos para poder um dia trabalhar num laboratório e sei que vou conseguir, porque tanto eu como os restantes colegas, temos o apoio dos professores.»