Era uma vez uma família cujo apelido era Nogueira. Essa família era constituída pela mãe, o pai e sete filhos. Naquele tempo a vida estava difícil para os habitantes de Portugal, as coisas não andavam lá muito bem e as pessoas andavam a levar cortes no ordenado. Os setes irmãos já se tinham apercebido disso e tentaram ajudar os pais.
Os pais tentavam não descarregar muito o stresse nos filhos mas estava cada vez a ser mais difícil para eles porque os filhos, nas notícias, ouviram que as pessoas estavam a ter cortes no salário.
Os filhos, preocupados com os pais, perguntaram-lhes se precisavam de ajuda, os pais perceberam logo do que é que eles estavam a falar, mas sem dar pistas disseram que não, que não precisavam de ajuda. Os filhos mais tarde no quarto perceberam que a mãe e o pai precisavam de ajuda e que eles precisavam de arranjar uma ideia para ajudar os pais a gastarem pouco dinheiro, e a Rosinha, que era a mais nova, teve uma ideia e contou aos seus irmãos e a ideia era: a mãe quando vai ao supermercado da Dona Isabel compra a cada um, um pacote de gomas e para além de isso sair caro faz mal à saúde, e se a mãe não comprar um pacote de gomas a cada um pode ser que o dinheiro que gastava nas gomas dê para gastar noutra coisa melhor e mais saudável.
Os irmãos concordaram plenamente com ela, e no dia a seguir quando foram ao supermercado da Dona Isabel quando a mãe disse para cada um escolher um pacote de gomas os irmãos disseram: – não obrigada mãe, mas a partir de hoje não queremos que gastes mais dinheiro em gomas. A mãe estranhou aquela bondade toda mas até ficou feliz.
Quando chegou a casa a mãe contou ao pai o que os filhos lhe tinham feito e o pai ficou muito contente por ver os seus filhos preocupados com as despesas.
FIM
Laura Baptista Lyon de Castro
9 anos Oeiras