Sabes que precisas de estudar mas estudar é chato? Ainda mais quando parece que os teus pais não falam de outra coisa? Prova-lhes que sabes o que andas a fazer! Se aprenderes como se estuda, essa tarefa fica mais interessante
Com um estudo eficaz, os teus resultados irão certamente melhorar e os teus pais vão perceber que não precisas tanto deles… pelo menos para estudar, claro! Se mesmo assim não resultar…
Autonomia precisa-se
Explica-lhes com o teu jeitinho que, como em muitas outras coisas na vida, precisas de ser autónomo.
Se já não te dão banho, nem comida à boca, porque hão de querer sentar-se ao teu lado na hora de estudar?
Aprender coisas novas
Diz-lhes que preferes estudar sozinho e que no fim lhes contas
o que já aprendeste. Para cresceres, precisas de aprender a fazer coisas que antes não conseguias.
Errar é aprender
As tentativas também te ensinam e têm valor. Se continuares a tentar, vais acabar por ser capaz.
Ao teu ritmo
Lembra-lhes que aprendemos à medida que resolvemos os nossos problemas. E que os fracassos te ensinam a saber perder e a querer fazer melhor da próxima vez.
Resolver problemas
Insistem em querer estudar contigo? Diz-lhes que assim não te dão a liberdade que precisas para lidares com as dificuldades próprias de cada idade e adquirires capacidades que te serão muito necessárias em situações futuras.
Confiança
Explica-lhes que a falta de autonomia em criança cria adultos inseguros e dependentes. Ao seres autónomo terás muito mais confiança em ti próprio e serás capaz de resolver problemas, de te relacionar melhor com as outras pessoas e de fazer melhores escolhas ao longo da vida.
Organização
Cria um horário possível de cumprires e afixa-o num local onde os teus pais o vejam. Assim percebem que estás organizado e que consegues ter tempo para estudar, mas também para fazer outras coisas.
Pede ajuda!
Sempre que sentires dificuldades, não hesites em pedir aos teus pais a ajuda que precisas para as ultrapassar.
Por vezes os pais querem muito ajudar, mas só criam problemas. Porque insistem tanto no estudo que acabam por tornar uma tarefa que pode ser interessante em algo aborrecido
Não te esqueças…
Brincar é pelo menos tão importante como aprender. Deves brincar todos os dias e fazer outras coisas que te deem prazer. As pessoas que têm mais atividade física pensam melhor
e são mais atentas.