Alta e esguia, de vestido cor de rosa às florezinhas, blusão de ganga e ténis, Sara Matos chegou descontraída à porta do ginásio onde costuma ir treinar, para ser entrevistada pela nossa jornalista Marta Ferreira, 13 anos. Se há alguma coisa em que a atriz de 25 anos é viciada é mesmo em exercício físico.
Numa sexta-feira à tarde, a nossa repórter saiu da aula de Físico-Química e veio ao encontro da atriz no Parque Eduardo VII, em Lisboa. Marta ficou a saber que Sara Matos começou a morar sozinha aos 17 anos, logo quando começou a representar profissionalmente. Considera-se uma atriz muito intensa e sensível, sem superstições antes de entrar em cena. No final, Sara Matos pediu autorização à mãe de Marta para tirarem uma fotografia juntas e publicar na sua página de Instagram.
Nervosa e tímida, Marta começou a fazer as perguntas que tinha preparado na véspera com a ajuda dos dois irmãos mais velhos.
Porque é que achas que és tão acarinhada pelas crianças?
Ter começado nos Morangos com Açúcar, uma série juvenil com tanta audiência, aproximou-me muito dos mais novos. Fazia de Margarida, uma rapariga perfeitamente comum que sonhava ser cantora. Era muito fácil olharem para a personagem e pensarem “eu também consigo alcançar os sonhos”.
Qual é o segredo do teu sucesso?
É a formação, sem dúvida. As coisas não são feitas de sorte ou de azar. A minha mãe sempre me disse “só podes fazer um casting quando estudares, quando tiveres uma base segura”.
Como é que lidas com a crítica?
Faz parte do nosso trabalho e é importante não entrarmos em confronto com os jornais e as revistas. Se, eventualmente, um dia quiseres ser atriz, o mais importante é conversares com os teus pais ou com as pessoas que te deram as maiores bases. Com a ajuda deles e estabilidade emocional, consegues perceber que a vida vai mudar. Não é só a parte profissional que muda, é a maneira de estar na vida.
Preferes interpretar personagens dramáticas ou cómicas?
Gosto das duas. Gosto de desafios. Vou estrear-me na comédia no filme O Pátio das Cantigas – Remake, que estreia dia 30 de julho.
Lembras-te de algum episódio divertido durante umas gravações?
Quando fomos a Londres gravar os Morangos com Açúcar, enfiámo-nos dentro de um táxi e tivemos de fugir dos fãs portugueses que vinham atrás de nós.
Onde te inspiraste para fazer a vilã da novela O Beijo do Escorpião?
Quem tira um curso de teatro sabe que tem de trabalhar com emoções e memórias afetivas. Inspiro-me nas viagens que fiz, em experiências de vida, em livros que li, em filmes, colegas que conheci, na natureza.
Trocarias Portugal por uma carreira em Hollywood ou no Brasil?
Não, adoro o meu país. Agora vou gravar um filme no Brasil e ter formação mais uma vez, mas sou muito agradecida pelo meu trabalho aqui.
Como passas um dia de folga?
Pelas 8 da manhã já estou a pé, adoro acordar cedo. Tomo um bom pequeno-almoço, faço exercício físico, vou dar um beijinho à minha avó, leio e passeio com os meus amigos.
Como é que a Sara Matos se tornou atriz?
Começou por tirar um curso de expressão dramática na Casa do Artista. Depois fez vários workshops na ACT – Escola de Atores, e entrou para a Escola Profissional de Teatro de Cascais, onde começou a trabalhar profissionalmente no projeto Novos Atores. Frequentava o 1.º ano do Conservatório de Teatro e Cinema quando foi chamada para uma audição, sendo escolhida para o elenco da sétima temporada dos Morangos com Açúcar.
O que já fez?
2009 – Morangos com Açúcar (televisão)
2010 – As 3 Manas (teatro)
2011 – Anjo Meu (televisão)
2012 – Morangos com Açúcar – O Filme (cinema)
2012 – Doida Por Ti (televisão)
2012 – Closer (teatro)
2013 – Dança com as Estrelas (vencedora do programa da TVI)
2013 – Belmonte (televisão)
2014 – Globo de Ouro Revelação
2014 – O Beijo do Escorpião (televisão)
2014 – O Pátio das Cantigas – Remake (cinema)
2015 – O Leão da Estrela (cinema)