Na VISÃO Júnior de Dezembro podes ler a entrevista completa do nosso leitor Rodrigo Elias, 11 anos, a Anselmo Ralph onde o cantor angolano conta que quando andava na escola foi vitíma de Bullying.
Lê os depoimentos do ator João Mota, da escritora Margarida Fonseca Santos, e do humorista e animador da Rádio Comercial, Nuno Markl, sobre o assunto.
A palavra a…
João Mota
O ator que dá vida à personagem André na série Água de Mar (RTP) foi vítima de bullying e deixou o seu testemunho à VISÄO Júnior
“Estas palavras que escrevo são dedicadas a ti… Sim, tu! Tu que pensas que és a única pessoa do mundo que passa por situações deste género. Deixa-me que te diga que somos iguais. Tal como tu, partilhei durante algum tempo esses sentimentos que te atormentam e que forçosamente tendem a negligenciar tudo aquilo que tu és! Todo o teu potencial neste momento está omisso por não viveres a tua vida na plenitude. E porquê? Porque existe um fraco! Sim, um fraco, que insiste em tornar a tua vida num inferno, em transformar o teu brilho natural, em algo triste e vazio de harmonia. Durante cerca de um ano deixei de ser EU e passei a viver a minha vida, que até então tinha tudo para ser uma vida feliz, com receio. Esse receio, a certa altura, transformou-se em medo e quando se tem um medo, tem-se uma incapacidade. Sendo incapaz ao nível da felicidade como poderia ser eu um jovem normal, com objetivos, sonhos e vontade de ser mais e melhor? Não podia! Procurei ajuda? Não! Arrependo-me? Totalmente! Tu podes pensar que esse “monstro” é a pessoa mais forte à face da terra.. Mas deixa-me dar-te uma novidade… NÃO É! Procura os teus pais e/ou os teus professores e partilha com eles esses sentimentos que bloqueiam a artéria mais importante do teu coração, a da felicidade! Por mais escuro que seja o céu, todas as estrelas têm direito a brilhar… E porquê? Porque têm essa coragem! A minha pergunta para ti é simples…Queres mudar a tua vida?”
A palavra a…
Margarida Fonseca Santos
É a autora de um livro que pode ajudar os leitores a ultrapassarem situações de bullying
“Em Uma Questão de Azul-escuro, falo do apoio à vítima, para que se interrompam as frases que a assolam: não conto nada, depois é pior; eu devo ter tido culpa. É fundamental falar sobre outros casos, para que a vítima ganhe coragem para falar. Pode parecer um detalhe, mas não é. Em muitas escolas, depois de me ouvirem falar do livro, jovens vêm contar-me o seu caso. Por outro lado, o agressor precisará de ajuda? Quase sempre, o agressor foi (ou é) uma vítima que se vinga em alguém mais fraco. Por isso, escrevi um livro preventivo para os mais pequenos sobre isto (na Cercica), com leituras em vários suportes (língua gestual, símbolos pictográficos, braille), pois os miúdos diferentes são muitas vezes perseguidos. A escola, onde se cresce como cidadão, é o sítio certo para este debate.”
A palavra a…
Nuno Markl
O humorista passou momentos difíceis na infância e escreveu um Breve Manual de Combate ao Bullying na sua página de Facebook, este é um pequeno excerto
“Fui vítima de bullying (ou de: “porrada e achincalhanço por parte de putos mais velhos”, como dizíamos – o que dava muito trabalho), primeiro porque era tímido; depois, porque, a dada altura passei a usar óculos. Boa parte das vítimas de bullying usam óculos e isto deverá ser o primeiro ponto de reflexão para as vítimas de bullying que me estejam a ler: os bullies, em toda a sua aparente máscula agressividade, são, lamento dizê-lo, uns choninhas. Porque – creio que não é preciso tirar um curso superior para se chegar a esta conclusão – se fossem mesmo os pilares de valentia que clamam ser, iam chatear indivíduos com a mesma ou superior acuidade visual do que eles.”
Apoio em linha:
Se sentes que estás a ser vitíma de bullying ou se quiseres alguém, podes ligar:
Linha da Criança (Provedor de Justiça): 800 20 6656
APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vitima): 707 200 077