Uma festa para todos LISBOA
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/04/230420_Baile-por-sol_1_1600_900.jpg)
A Fundação Gulbenkian abre as portas ao público para, juntos, festejarem o Dia da Terra. Ao longo de todo o dia irão decorrer várias atividades para todas as idades, como oficinas criativas a conversas, concertos, dança, experiências científicas e desenho.
Divididos por faixas etárias, os programas para famílias, jovens e adultos, terão como palco vários espaços da Fundação, dos jardins ao Museu. Mas não só: este ano, as comemorações atravessam a cidade e acontecem também em Benfica, na Praça do Centro Comercial Fonte Nova.
É precisamente aí que o dia arranca, às 10 horas, com a oficina ‘Proteger a Biodiversidade Urbana’, para crianças dos 6 aos 10 anos. Nesta oficina, as famílias vão aprender a criar comedouros e caixas ninho para aves, assim como abrigos para insetos. Nos Jardins da Fundação, às 10h30, estão todos convidados para participar na construção de uma Mandala Gigante, que usará materiais que a natureza oferece – frutos, ramos, folhas secas, sementes e outros, encontrados no Jardim.
Às 11h30, no bosque do Jardim, o músico e compositor Nuno Cintrão apresenta um Concerto-performance para ouvidos atentos, já que a sua música, que recorre a uma guitarra e instrumentos pouco convencionais, se inspira no canto dos pássaros. Já da parte da tarde, às 15 horas, no mesmo local, as crianças com mais de 6 anos e suas famílias podem assistir à Mostra deExperiências Científicas, orientadas pelos cientistas e comunicadores de ciência do Instituto Gulbenkian de Ciência e criadores do Lab in a Box, um projeto educacional que tem como objetivo desenvolver a curiosidade científica.
À mesma hora, na Praça do Centro Comercial Fonte Nova, tem início o workshop ‘Aprende a fazer vermicompostagem’, o processo de transformar desperdícios orgânicos em composto de alta qualidade. Para terminar o dia num ambiente de festa, todos estão convidados para dar um pezinho de dança no ‘Baile ao Pôr do Sol’, que será animado por ritmos de diferentes latitudes e por danças tradicionais mais e menos conhecidas.
Algumas destas atividades, apesar de gratuitas, requerem levantamento prévio de bilhetes e inscrição prévia. Fundação Gulbenkian. Lisboa. Todas as informações aqui.
Uma manhã diferente em Monsanto LISBOA
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/04/230420_NAC_Centro-de-Interpretacao-de-Monsanto-4872.jpg)
Na grande mancha verde da capital, a data vai ser assinalada com atividades que decorrerão das 10 às 13 horas. O arranque acontece com uma oficina de estacaria e um banho de floresta. Se não sabe do que se trata, o melhor é inscrever-se e aparecer a horas.
Às 10h30, pode participar numa visita guiada ao Espaço Biodiversidade e numa ação de voluntariado ambiental. A manhã termina com a apresentação do livro infantil ‘Cocuruto’, de Clara Cunha, e o ateliê ‘Desenha o teu Cocuruto’, orientado pelo ilustrador Vitor Hugo Matos.
Centro de Interpretação de Monsanto. Lisboa. Todas as atividades são gratuitas mas requerem inscrição prévia através do e-mail monsanto@cm-lisboa.pt ou do tel. 218 170 200
Na floresta e nos ‘Pólos da Nossa Terra’ CASCAIS
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/04/230421_Polos-da-Terra.jpg)
A Quinta do Pisão, em Cascais, é um lugar privilegiado para se sentir em contacto com a natureza durante todo o ano. Neste Dia da Terra, porém, há mais um motivo para visitá-la com a família. Para celebrar a data, será apresentada a peça de teatro ‘Os Pólos da Nossa Terra’, uma produção da Companhia de Teatro Cativar que lança perguntas como ‘Onde ficam os Pólos da nossa Terra?’, ‘Quem lá vive?’, ‘Os pinguins moram no Pólo Norte ou no Pólo Sul?’ e dá as respostas de uma forma divertida. O espetáculo é gratuito. Público-alvo: dos 3 aos 10 anos.
Uma montanha de beatas LISBOA
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/04/230421_beatas-1440x1080.jpg)
Andreas Noe, mais conhecido como Trash Traveler, é o ativista ambiental alemão radicado em Portugal que em 2021 organizou a ‘Caminhada das Beatas’ no nosso país. De Norte a Sul, com a ajuda de voluntários, recolheu mais de 1 milhão de beatas de cigarros, nas quais mergulhou, num ato provocatório que pretendeu chamar a atenção para a enorme quantidade destes pequenos pedaços de lixo que são atirados para o chão, não são biodegradáveis e podem levar até dez anos para se decompor, vazando químicos tóxicos no solo e nos mares.
Segundo ele, as estimativas são de que cerca de 4,5 triliões de beatas sejam atiradas ao chão todos os anos em todo o mundo. No dia 23, em Lisboa, Andreas Noe termina a “Maior Limpeza de Beatas do Mundo”, uma ação de sensibilização ambiental que teve início do dia 16 e já percorreu várias cidades, com a ajuda de dezenas de organizações e particulares. Nesta sessão de encerramento, será exposta uma “grande montanha de beatas”, que serão depois contabilizadas, para aferir se o ativista conseguiu alcançar o objetivo de 1, 1 milhão de beatas a que se propôs.
Parque das Nações. Lisboa. 14 horas
Caminhar pelo Cabo Espichel SESIMBRA
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/04/230421_mb-farol-espichel-04-1600x1067.jpg)
A Arrábida Walks & Crafts organiza uma caminhada pelo cenário único que é Cabo Espichel e região circundante. O percurso de 10 km é circular, de dificuldade média, e os participantes serão guiados pelo “António, o nosso guia e pastor de cabras”que conhece a região há 30 anos, como anunciam os organizadores.
A Praia dos Lagosteiros, o farol, algumas habitações militares, ecarpas onde podem ser observadas pegadas de dinossauros, ribeiros e prados floridos são alguns dos locais por onde se fará a caminhada. Com uma duração prevista de 3h30, não é aconselhável a crianças com menos de 8 anos.
Sesimbra. 10 horas. Informações aqui.
Contos no Parque V. N. GAIA
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/04/230421_Parque-Biologico-1-1600x1065.jpg)
No ano em que comemora 40 anos, o Parque Biológico de Gaia comemora 40 anos tem uma agenda para fazer a festa, com festivais e dias abertos. No sábado, o Dia Mundial da Terra pode ser festejado pelos visitantes com uma entrada gratuita no parque e ateliês para os mais novos. Às 11 horas, realiza-se o ateliê ‘Contos para pensar a Terra’, por Virgínia Millefiori; e às 15 horas, é a vez de Kiara Terra e os seus ‘Contos na Natureza’.
Parque Biológico de Gaia. Gratuito. Inscrições obrigatórias no dia, antes das respetivas atividades, na receção.
O ativismo no grande ecrã PORTO
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/04/230421_cinema-batalha.jpeg)
No Batalha Centro de Cinema há uma sessão dupla temática que foca ativismo ambiental e os problemas com que o Planeta se debate. A programação foi organizada pelo movimento Greve Climática Estudantil do Porto, que assim celebra o Dia da Terra.
Nesta sessão, serão exibidos os filmes ‘No Ordinary Protest’, de Mikhail Karikis, e ‘Bigger Than Us’, de Flore Vasseur. Segue-se uma conversa com membros da Greve Climática Estudantil do Porto e o realizador Mikhail Karikis (em Inglês).
Cinema Batalha. Porto. 17h15. Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia. Limitado a dois bilhetes por pessoa.
Comemorar em casa…
O que fazem a esta hora elefantes em África? Ou o que se está a passar debaixo de água no parque selvagem da Florida? Tudo isto pode ser visto em tempo real em Explore LiveCams/Ocean. Há muito por onde escolher, e vai ficar hipnotizado, bem como os seus filhos, com estas maravilhas.
Uma última sugestão: descobrir um dicionário de A a Z que se descobre nas imagens da Terra vista do céu. É um projeto da Google Earth fantástico a explorar por quem fale inglês.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/04/220420_Google-Earth-1.png)