O programa oficial da Feira do Património em Guimarães tem dezenas de atividades a pensar nos mais novos.
Dia 10 de Outubro – Sexta – feira
Aproxima-te! As escolas vão ao património
A acção de sensibilização patrimonial “Aproxima-te!” pretende aproximar as crianças do património cultural português.
Público-alvo: Agrupamento de Escolas do concelho
Das 10h30 às 18h00 – Biodiversidade e Ambiente
Biodiversidade – explorando a fauna e a flora do Parque – e Ambiente – explorando a energia, a água, o ar e o solo. Na oficina serão desenvolvidas actividades práticas, recorrendo a equipamentos e a materiais utilizados durante as sessões pedagógicas no Parque de Serralves.
Público-alvo: Agrupamento de Escolas do concelho Das 12h00 às 18h00
Colecções Improváveis
Esta é uma oficina que propõe aos mais novos o início de uma colecção improvável, a partir de imagens do quotidiano e da colecção do Museu de Serralves. No fim, o trabalho pode ser apreciado, conservado e divulgado, como convém a qualquer colecção.
Público-alvo: A partir dos 6 anos
Das 12h00 às 18h00
Mundo Património & Câmara Municipal de Guimarães Oficina Tesselatum, mosaico romano: o que é e como se constrói Oficina experimental de criação de padrões e/ou recriação dos motivos romanos de forma a construir um fragmento de mosaico, depois de ser feita uma introdução ao tema através da observação do mosaico da domus do Museu e das peças em exposição.
Público-alvo: Crianças dos 6 aos 14 anos
Das 15h00 às 16h00
Cerâmica manual: como fazer em barro Actividade de arqueologia experimental, de expressão plástica e de modelação de barro que visa a criação e a decoração e peças. Tem como objectivo estimular a observação a criatividade de forma a permitir compreender alguns conceitos relacionados com os materiais, as tecnologias, a produção e a funcionalidade das peças cerâmicas da Pré e Proto-História, até à época romana.
Público-alvo: Crianças dos 6 aos 14 anos
Dia 11 de Outubro – Sábado
Mundo Património & Mercado Azul
12h00 Percurso da Penha 14h30 Percurso Sonoro 15h30 Pintura Mural 16h30 Rota de Couros 17h00
Festas Nicolinas
Aproxime-se!
Os visitantes vão ao património
Acção de educação e sensibilização patrimonial, em que crianças e jovens vimaranenses tornam-se os protagonistas e apresentam a sua cidade em roteiros temáticos, durante o fim-de-semana de 11 e 12 de Outubro.
Público-alvo: Famílias e Público em geral
Número de participantes: 15 crianças
Mundo Património Das 14h00às 16h00 Das 16h00 às 17h30
Um Castelo que marca
O Castelo de Guimarães, para além de inspirador, é um marco na História do nosso país. Neste atelier, os participantes vão transformar o Castelo de Guimarães num marcador para os livros de histórias!
Público-alvo: todas as idades
Azulejos de papel
Há quem faça origamis com papel, no atelier o desafio é criar painéis de azulejos, procurando inspirações nos azulejos que revestem as casas ou palácios do nosso país!
Vem desenhar connosco!
Público-alvo: todas as idades
Das 15h00 às 16h00 Das 12h00 às 18h00
Construção de máscaras. D. João I e D. Filipa de Lencastre. Afonso Henriques e D. Mafalda. Neste atelier, as crianças poderão montar máscaras de personagens históricas ligadas ao castelo de Guimarães e às colecções do Museu de Alberto Sampaio.
Público-alvo: a partir dos 5 anos de idade
Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques de Bragança A Oficina Exposição Flor na Pele O projecto Flor na Pele, co-produzido pel’A Oficina e pela Fundação Calouste Gulbenkian, visa reflectir sobre o património imaterial associado ao ciclo do linho.
Em Guimarães ainda se mantém o cultivo de um linhal, associado à Festa do Linho, evento organizado pelo Grupo Folclórico da Corredoura. Esta prática é memória do contexto profissional de grande parte da população local e esteve na base do principal motor da economia do Vale do Ave: as actividades ligadas à produção têxtil.
A exposição Flor na Pele, fruto do acompanhamento do ciclo do linho em 2013 por Sara Franqueira (cenografia), Carlos Lobo (fotografia) e Filipe Silva (som), é o mote para uma visita especial que revela a magia de os Homens se vestirem com elementos da terra desde tempos imemoriais e inclui pequenas experiências práticas associadas a este universo.
Visita orientada das 12h00 às 13h00