Imagina só como será, no futuro (se calhar, próximo!) teres um carro à porta, ires nele para o trabalho e, de repente, apanhares trânsito. O que fazes? Talvez ligar o modo voo e escapar à fila de carros! Para já, ainda é ficção científica, mas talvez não falte muito para poder acontecer…
Terrafugia TF-2
Carrinha voadora
Quando chegar ao heliporto, esta carrinha entra na estrutura que vês na foto em baixo. A parte onde as pessoas viajam desencaixa-se e fica agarrada à estrutura com asas. Assim, os passageiros e a bagagem são transportados pelo ar sem terem de sair do carro!
As rodas ficam em terra, à espera do próximo TF-2 que aterre. Funciona com oito motores elétricos.As estruturas de lado, que parecem braços, esticam e delas saem hélices. Da zona da mala do carro sai também uma hélice. Uns segundos, e levanta voo!
Pal-V Liberty
Preço? Meio milhão de euros
Apresentado como «o primeiro carro voador do mundo», está a ser construído por uma empresa holandesa, que aceita reservas para os 90 veículos que vai produzir. Não é um carro nem um helicóptero, mas é um girocóptero, pois as suas hélices mexem-se de uma forma diferente da dos helicópteros. Pode transportar duas pessoas e uma mala de 20 quilos.
Flow.me
O carro-drone português
Este é um veículo três em um. A parte de cima é um drone, que levanta e poisa como um helicóptero. No meio, está a cabine que pode transportar até quatro pessoas e que, quando poisa, é acoplada a uma estrutura com rodas para se transformar num carro. Os primeiros protótipos (modelos construídos para experiências) devem estar prontos em 2025. Trata-se de um projeto da empresa portuguesa CEiiA.
Terrafugia TF-X
Levanta voo sem precisar de pista!
O Terrafugia TF-X é, ao mesmo tempo, um carro e um helicóptero. Em qualquer lugar, desde que seja plano, este veículo consegue levantar voo, tal como acontece com um helicóptero! Mas quem o pilota não é o condutor mas um computador. Voa sozinho!
Usa gasolina e eletricidade e recarrega as baterias quando o seu motor está em funcionamento. Transporta quatro pessoas. Quando aterra, as asas recolhem e saem os espelhos. A empresa que está a trabalhar no projeto, a Terrafugia, diz que custará por volta de 400 mil euros.
AeroMobil 4.0
Um híbrido cheio de estilo
Este veículo transforma-se de carro em avião apenas em três minutos! As rodas encolhem, do teto saem as asas e atrás abre-se uma hélice. Depois tem de se fazer à pista, como os aviões, para começar a voar! É construído num material muito leve, chamado fibra de carbono, e tem um sistema de paraquedas para o caso de algo correr mal.
Dispõe de um sistema de autopilotagem de voo (ou seja, voa sem ninguém ir a comandar o aparelho). Para aterrar, também precisa de uma pista. Está a ser construído por uma empresa da Eslováquia, que já trabalhou 300 mil horas no projeto e que já tinha anunciado que o carro-avião estaria pronto em 2020. Não deve ser fácil…
Este artigo foi originalmente publicado na edição n.º 201 da VISÃO Júnior e foi editado a 2 de fevereiro.