A missão Juice que tem como destino o gasoso e gelado Júpiter vai durar oito anos, e o objetivo é estudar o gigante Júpiter, um planeta gasoso bem maior do que o nosso. Vê lá tu que, se fosse oco, caberiam lá mais de duas mil Terras.
Com esta missão, a Estação Espacial Europeia espera aprender mais sobre o planeta e, principalmente, as suas três luas. «É um lugar fascinante que nos dará preciosas pistas acerca da formação do nosso Sistema Solar e da possibilidade de encontrar mundos habitáveis», disse à revista Exame Informática o engenheiro aeroespacial Bruno Sousa.
Nesta missão, o engenheiro português terá a função de diretor de voo e tu vais poder assistir ao lançamento do Ariane 5 em direto na ESA TV, transmitido a partir das instalações da ESA, em Darmstadt, Alemanha.
5 factos sobre Júpiter
Júpiter é o planeta com maior massa (318 vezes a massa da Terra, mais que todos os outros planetas juntos).
Conhecem-se 39 satélites de Júpiter). Em 1979, a missão Voyager decosbriu que, á semelhança de Saturno, Júpiter também tem anéis.
Júpiter é conhecido pelo Homem há centenas (se não milhares!) de anos, pois é o quarto objeto mais brilhante do firmamento – embora por vezes seja ultrapassado por Marte.
O seu clima é muito violento, com ventos que chegam aos 500 quilómetros por hora.
A atmosfera joviana é composta por 90% de hidrogénio e 10% de hélio, mas com vestígios de metano, dióxido de carbono, água, amónia e silicatos.
Fonte: Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra