A atmosfera é uma espécie de estufa que protege a Terra, pois retém parte do calor enviado pelo Sol. Sem ela, a temperatura no planeta seria de -180C. Mas quando fica cheia de certos gases, aquece demais. Seguindo os números, é possível perceber como funciona
O efeito de estufa ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço.
Os gases de estufa (dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), Óxido nitroso (N2O), absorvem alguma radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30 °C mais quente do que estaria sem a presença dos gases “de estufa”.
O efeito de estufa não é apenas prejudicial! Sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida. Se o efeito de estufa aumentar muito, destabiliza o equilíbrio energético no planeta e origina um fenómeno conhecido como aquecimento global. O habitat dos animais é constantemente alterado devido a este problema.
A poluição dos últimos 200 anos tornou mais espessa a camada de gases existentes na atmosfera. Essa camada impede a dispersão da energia luminosa proveniente do Sol, que aquece e ilumina a Terra e também retém a radiação infravermelha (calor) emitida pela superfície do planeta.
Uma experiência para perceber o que é o efeito de estufa:
Simula o efeito de estufa
Vamos perceber como é que o calor do Sol fica prisioneiro da nossa atmosfera