António tem 21 anos e já é uma estrela internacional do ballet. Assim que terminou os estudos na Academia Annarella Sanchez, aos 18 anos, foi à Alemanha fazer audições para uma companhia de bailado chamada Bayerische Staatsballett.
A professora Annarella sugeriu que fizesse audições com a colega Margarita Fernandes, para mostrar que não era bom apenas a dançar sozinho, mas também a pares (ou pas de deux, como se diz no ballet). O diretor da companhia gostou tanto de os ver dançar que contratou ambos, apesar de António só ter 18 anos e Margarita 16!

“Cumpri um sonho. Mas claro que não se trata só de sorte, é o resultado de muito trabalho”, diz-nos António. Margarita nem queria acreditar, e ri-se ao recordar aquele dia: “Como o diretor só falava inglês, pensei que ele não tinha percebido que eu tinha só 16 anos. Só acreditei quando me deram o contrato, mas aí pensei que os meus pais talvez não me deixassem ir por ser tão nova.”
Mas foram e, nos últimos quatro anos, protagonizaram vários bailados e encantaram o público com o seu talento e a sua cumplicidade. Até que, em novembro de 2024, António recebeu mais um “presente”: foi nomeado primeiro solista, ou seja, o bailarino que interpreta os papéis principais nos bailados da companhia.
“Foi o reconhecimento do meu trabalho, mas também uma grande responsabilidade.”António não ficou por aí e no final de abril anunciou que vai trabalhar para outra companhia, desta vez na Wiener Staatsballett, em Viena de Áustria.
E Margarita vai com ele. Os dois são namorados e gostam muito de dançar juntos. “Mais importante do que sermos namorados é conhecermo-nos há muito tempo, por isso, é muito confortável trabalhar com a Margarita.”

No mês passado, os dois regressaram a Portugal para um espetáculo muito especial. Convidados pela Companhia Nacional de Bailado, vieram dançar Coppélia ou a Rapariga dos Olhos de Esmalte. Os espetáculos no Teatro Camões, em Lisboa, foram uma grande alegria para António, que teve a oportunidade de dançar pela primeira vez com a companhia portuguesa.

É ali que estão alguns dos seus melhores amigos de infância, com quem estudou em Leiria, como Francisco Gomes (Kiko), Emma Sicilia e Núria Fernandes. “Foi estranhamente familiar, porque além de antigos colegas de escola, reencontrei outros bailarinos com quem me cruzei ao longo dos anos em várias competições. Senti-me muito feliz.”
Vida saudável
Ser um excelente bailarino implica talento, mas também trabalho e cuidado com a saúde e a alimentação. “É como os atletas: não comemos muitos açúcares, mas comemos muitas proteínas para recuperarmos do esforço. Para manter o corpo saudável, fazemos fisioterapia, Pilates e musculação. E temos de dormir bem.”
E ainda…
- António tem 21 anos
- Começou a dançar aos 8 anos
- Em 2017, venceu o Got Talent Portugal, o programa da RTP1. Tinha 13 anos
- Ganhou vários prémios internacionais
- Os seus bailarinos preferidos são Mikhail Baryshnikov e Rolando Sarabia
