Há 70 anos que o Reino Unido não assitia à coroação de um rei. A última vez aconteceu em 1953, quando Isabel II, mãe de Carlos III, foi coroada rainha.
No ano passado, a Rainha Mãe morreu, assim, a coroa teve de passar para o príncipe Carlos, seu filho mais velho. A cerimónia da coroação realizou-se no sábado, 6, na Abadia de Westminster, onde Isabel II já tinha sido coroada.
Na altura, mais de 8000 pessoas estiveram presentes; desta vez, compareceram cerca de 2000 convidados, entre os quais líderes de inúmeros países, como o Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, No entanto, ao longo do dia, mais de 20 milhões de pessoas assistiram pela televisão à cerimónia e ao desfile dos novos reis.
Agora, Carlos III e a mulher, Camila Parker-Bowles, são os novos reis do Reino Unido e da chamada Commonwealth, que inclui 14 países, como Canadá, a Nova Zelândia e a África do Sul.
A festa continuou à noite, em frente do Castelo de Windsor, onde mais de 20 mil pessoas assistiram ao Concerto da Coroação, em que atuaram vários artistas, entre eles, Katy Perry.

O que fazem hoje os reis?
Aprendeste na escola que os reis eram muito ricos, viviam em palácios e tinham poder absoluto, ou seja, mandavam em tudo no seu país, sem terem de dar satisfações a ninguém. Quando morriam, era um dos seus filhos (ou alguém da sua família) que passava a mandar. Por muitas coisas más que fizessem, continuavam no poder