Se já foste a um teatro, provavelmente, antes de entrares na sala de espetáculos, entraste no foyer. Esta é uma palavra francesa que usamos para designar esse espaço comum que fica à entrada dos teatros, onde se situam as bilheteiras e os espectadores podem aguardar pelo início do espetáculo.
Ora bem, este espaço todos podem conhecer, mas não é dele que te vamos falar. Hoje, Dia Mundial do Teatro, vamos levar-te através de uma passagem proibida e mostrar-te o que existe para lá do palco do teatro LU.CA, o teu teatro em Lisboa. Que espaços existem e algumas das pessoas que ali trabalham.
Abaixo, encontras uma fotogaleria. Na legenda de cada fotografia, explicamos-te de que espaço se trata e o que se passa ali.
Curioso? Então, junta-te a nós nesta visita guiada!
Dia Mundial do Teatro: foi sempre assim?
A data do Dia Mundial do Teatro, 27 de março, foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro da UNESCO.
O Teatro nasceu em Atenas. As peças realizavam-se sempre em recintos ao ar livre, construídos para o efeito. Os teatros gregos reuniam centenas de espetadores. As bancadas estavam construídas em leque e todos conseguiam ouvir e ver o que diziam os atores.
Os atores usavam trajes de cores vivas e sapatos muito altos para ficarem com uma estatura imponente. Cobriam o rosto com máscaras que serviam quer para ampliar o som da voz, quer para tornar mais visível à distância, a expressão do personagem.
Um aspeto curioso é que, em cada peça, só existiam três atores, todos do sexo masculino. Cada um deles tinha que desempenhar vários papéis, incluindo os das personagens femininas.
A representação dos atores, que atuavam na cena, era acompanhada pelos comentários do coro, que se movimentava na orquestra, juntamente com os músicos. Havia dois géneros de representações: a tragédia e comédia.