É possível que tenhas ouvido os teus pais e outros adultos queixarem-se de que os preços estão a subir. O resultado é que, com o mesmo dinheiro, os teus pais conseguem comprar menos coisas. ‘Mas o que é isso da inflação e porque é que acontece?’, perguntas tu. Nós explicamos-te aqui.
Para ajudar as famílias, o governo decidiu dar-lhes um dinheiro extra, que será depositado nas suas contas bancárias em outubro. E tu também terás direito. Ora vê:
- todas as pessoas que ganhem por mês até 2700 euros brutos (ou seja, antes de lhes serem descontados os impostos), irão receber 125 euros. Se um dos teus pais estiver desempregado também terá direito a este dinheiro
- as famílias que tiverem filhos com idades até aos 24 anos vão receber 50 euros por cada um deles. Por exemplo, se tens 10 anos e o teu irmão 13, os teus pais irão receber 100 euros.
- se os teus avós estiverem reformados, ou seja, se já não tiverem um emprego mas receberem uma pensão, em outubro receberão o equivalente a uma pensão e meia. Vejamos: se a pensão for de 500 euros por mês, em outubro será de 750. Mas nos meses seguintes voltarão a receber os 500 euros.
Outras medidas
António Costa anunciou também que o preço do teu passe e o dos teus pais não vai aumentar até ao final de 2023 e que vai baixar os impostos de forma a que o gás e a eletricidade fiquem mais baratos. Estas são algumas das medidas que fazem parte de um documento intitulado «Famílias Primeiro».