O Concurso Nacional de Jornais Escolares é promovido no âmbito do PÚBLICO na Escola, um projeto de literacia mediática do PÚBLICO que conta com a parceria do Ministério da Educação e da Fundação Belmiro de Azevedo, no Porto.
Este projeto pretende incentivar alunos do ensino básico e secundário a produzirem o seu jornal, bem como criar hábitos de leitura e de consumo de informação entre os mais jovens.
Os prémios para os melhores jornais foram distribuídos por três escalões. Os grandes vencedores, que receberam 2000 euros, foram a Horta das Notícias (ensino básico), do Agrupamento de Escolas Severim de Faria, em Évora; Comunica (2º e 3º ciclos), do Agrupamento de Escolas de Freixo, em Ponte de Lima; e ponto & vírgula (ensino secundário), do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente. Foram atribuídas três menções especiais, ao Externato A Escolinha, de Lisboa, ao jornal de ensino de Português na Suíça e à Escola Vitorino Nemésio, nos Açores.
O júri distinguiu ainda a melhor reportagem, “Olho de Boi, uma ponta solta do 25 de Abril”, do jornal Mar da Palha, do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, em Almada; o melhor trabalho de ciência, publicado no Outra Presença, do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança; e o melhor design gráfico, o da revista Brick, da EPI- Escola Profissional de Imagem, em Lisboa.
A cerimónia de entrega de prémios decorre no auditório do PÚBLICO, em Lisboa, na sexta-feira, 27, às 11h. Será transmitida em direto no site do PÚBLICO, no Facebook e no YouTube do jornal.
O júri do Concurso Nacional de Jornais Escolares foi composto por Helena Soares (designer e professora), Isabel Leite (EDULOG- Fundação Belmiro de Azevedo), Joaquim Fidalgo (professor da Universidade do Minho), José Carlos Sousa (Direção- Geral da Educação), Luísa Gonçalves (Jornal Público) e Teresa Calçada (Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027).