Hoje, Doug Hurley e Bon Behnken, vão fazer história: serão lançados no espaço a partir do Centro Espacial Kennedy (EUA), a bordo da nave Crew Dragon, à boleia do foguetão Falcon 9, naquela que é a primeira missão espacial tripulada da empresa americana SpaceX. Ou seja, a Spacex já fez vários lançamentos experimentais, mas este é o primeiro que transportará astronautas.
Se a meteorologia o permitir, o lançamento acontecerá às 21h30 (hora portuguesa), e toda a gente pode assistir através do canal de Youtube da NASA, a agência espacial dos EUA.
Uma viagem curta
Doug e Bon demorarão cerca de 10 minutos a entrar em órbitra. Depois, a nave terá de se separar do foguetão que a transportou (e que deverá aterrar no oceano), permanecendo em órbita durante 24 horas. O passo seguinte será aproximar-se da ISS – o destino final dos astronautas americanos, que ali ficarão entre 30 a 119 dias.
Há quase uma década que os astronautas que partem para missões na Estação Espacial Internacional são lançados a partir da base do Cazaquistão (Rússia). Para além de isso custar muito dinheiro aos países que enviam os seus astronautas, estes têm de aprender russo para conseguir tripular as naves russas, chamadas Soyuz. Estas são duas das razões por que os EUA trabalharam com a Spacex para encontrar uma maneira de enviar as suas naves a partir de solo americano.