António Costa, primeiro-ministro, já anunciou como vai decorrer o terceiro período, que começará na 3ª. feira, 14. Todos vão continuar em ensino à distância, mas alguns terão agora que ligar a televisão para estudar. As provas de aferição e os os exames do 9.º ano já não se realizam.
Até ao 9º ano
No ensino básico, do 1.º ao 9.º ano, as aulas continuarão a ser à distância, como até aqui. Está decidido que este ano não vais voltar a ter aulas na escola. Mas há uma novidade: em vez de ser feito tudo através do computador, haverá aulas através da televisão. Ou melhor: serão aulas que ajudam o trabalho que realizas à distância com os teus professores. Por isso, vais continuar em Telescola.
E porquê? Porque nem toda a gente tem computador e internet em casa, e esses alunos não podem ser prejudicados.
As aulas serão transmitidas, a partir do dia 20, uma segunda-feira, no canal RTP Memória, que é acessível a qualquer pessoa que tenha televisão em casa, mesmo que não tenha televisão por cabo. De manhã serão transmitidas as aulas dos primeiros anos e ao fim da tarde as do 9.º ano. Encontras aqui o horário completo.
As provas de aferição do 2º e 5º ano foram canceladas, e os exames nacionais do 9.º também,
Ensino secundário
Quem está no Secundário, as coisas serão diferentes, pois ainda não foi afastada a hipótese de haver aulas presenciais no terceiro período para os alunos do 11º e 12º anos (os do 10º ano não voltarão, já está decidido). Dito de outra forma: o regresso à escola é uma possibilidade para os mais velhos. Mas, por enquanto, e a partir da próxima terça-feira, 14, dia de início do terceiro período, todos os estudantes do secundário se mantêm em ensino à distância (e, ao contrário do ensino básico, não ter aulas na televisão).
Recomeçar as aulas presenciais depende da forma como evoluir a pandemia da covid-19, mas o Governo gostaria que os alunos do 11º e 12º anos voltassem à escola durante maio. Se tal acontecer, será obrigatório usarem máscara, que será dada pelo Ministério da Educação, e terão de cumprir as regras de distanciamento. E os alunos voltarão à escola apenas para terem aulas das disciplinas de que têm exames. As outras continuarão a ser em ensino à distância.
Quanto aos exames nacionais, só se realizarão nas disciplinas que dão acesso ao ensino superior. Os exames para terminar o secundário ou fazer simplesmente fazer uma disciplina foram anulados. Os exames do 11º e do 12º anos terão a primeira fase entre 6 e 23 de julho, e a segunda fase entre 1 e 7 de setembro, sendo que as aulas podem estender-se até 26 de junho.
Quem se candidatar à univerisdade só vai saber se entrou a 28 de setembro.
Regressar à escola em segurança
O primeiro-ministro explicou que, caso as escolas abram portas aos alunos do 11º e 12º anos, terão de se tomar medidas para que as aulas no terceiro período decorram em segurança: respeitando o distanciamento social e regras de higiene. Além disso, alunos, professores e funcionários terão de usar máscaras de proteção no interior da escola, que serão disponibilizadas pelo Ministério da Educação.
Finalmente, António Costa esclareceu que “todas as faltas dos alunos serão consideradas justificadas sem necessidade de qualquer requerimento ou atestado”.
Tens dúvidas sobre como vai funcionar o 3º período? Envia-as para vjunior@visao.pt e nós tentaremos esclarecê-las.