O Ano Novo Chinês é determinado pelo calendário lunar e não pelo gregoriano, o que faz com que a data seja móvel de ano para ano. Também por isso, as festividades se estendem por vários dias. Este ano, em Lisboa, as festividades principais ficaram combinadas para o fim de semana de 18 e 19, mas é amanhã que se entra no novo ano Chinês: oficialmente não é 2020, mas sim 4718.
De todos os calendários, o Chinês é o mais antigo e começou durante o governo do imperador Huang Di, entre 2697 a.C. e 2597 a.C. Conta o tempo em anos, e, em cada ano, há também um novo signo: boi, cão, carneiro, cavalo, coelho, dragão, galo, macaco, porco, rato, serpente e tigre. Em 4718 (ou em 2020) é o ano do Rato, um bom ano para começar novos projetos e agarrar oportunidades, já que é considerado um ano de abundância.
Se quiseres comemorar o Novo Ano Chinês, ainda há algumas oportunidades
No Museu do Oriente, o Ano Novo Chinês é assinalado com entrada livre no dia 25 e um programa de atividades que dura três dias. De sexta, 24, a domingo, 26, podes participar em visitas performativas, workshops e assistir a um recital de música, tudo inspirado nas tradições e superstições associadas a esta quadra.
As comemorações iniciam-se na sexta, 24, com a visita performativa “Do camarim ao palco”, onde se mostra a vida de um ator de Ópera Chinesa, mas é no sábado, 25, que a agenda está mais preenchida. De manhã, há workshop de Jianzhi, a arte tradicional de recorte de papel, classificada como Património Imaterial da Humanidade, e utilizada nas celebrações de Ano Novo. Da parte da tarde, na oficina “Uma Festa das Lanternas” podes aprender a construir a sua própria lanterna chinesa, e, ao fim do dia, o recital de Isabel Alcobia (voz) e Shao Ling (piano) ajuda à festa com a interpretação de canções chinesas. Já no domingo, 26, a atividade “Um Mistério de Ano Novo!” ativa todos os sentidos, do tato ao olfato, à descoberta de um objeto mistério.
Também na Universidade do Porto vai haver uma forma diferente de comemorar o Ano Novo Chinês: no dia 29, pelas 19 horas, há um workshop de Tai Chi que se baseia na prática da forma “espada terapêutica do fogo e da água”.
Além destas duas atividades, deixamos a sugestão: desafia os teus pais e experimentem ir jantar a um restaurante chinês. Há muitos com menus especiais de ano novo por todo o país!