A data do dia Mundial do Teatro foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro da UNESCO.
O Teatro nasceu em Atenas. As peças realizavam-se sempre em recintos ao ar livre, construídos para o efeito. Os teatros gregos reuniam centenas de espetadores. As bancadas estavam construídas em leque e todos conseguiam ouvir e ver o que diziam os atores.
Os atores usavam trajes de cores vivas e sapatos muito altos para ficarem com uma estatura imponente. Cobriam o rosto com máscaras que serviam quer para ampliar o som da voz, quer para tornar mais visível à distância, a expressão do personagem.
Um aspeto curioso é que, em cada peça, só existiam três atores, todos do sexo masculino. Cada um deles tinha que desempenhar vários papéis, incluindo os das personagens femininas. A representação dos atores, que atuavam na cena, era acompanhada pelos comentários do coro, que se movimentava na orquestra, juntamente com os músicos. Havia dois géneros de representações: a tragédia e comédia.
Na VISÃO Júnior escolhemos algumas peças de teatro infantil para assinalar este dia tão importante
LISBOA
Alegre história de Portugal
Viriato, D. Afonso Henriques, D. Afonso III, D. Dinis, D. Afonso IV, D. Fernando, D. João I, D. Henrique, D. Duarte, D. João II, D. Sebastião, D. Afonso VI e D. João V aparecem todos na “A alegre história de Portugal em 90 minutos”.
Teatro Bocage, Rua Manuel Soares Guedes, 13-A. Telemóvel: 91 244 9909 . 24 e 31 Mar. Sáb 16h. maiores de 6 anos. 6 euros
As aventuras de João Sem Medo no Teatro Nacional Dona Maria II
joão sem Medo, um herói – construído para crianças e para adultos – “fala-barato de imprecações e graçolas populares, desprezador dos tiranetes e dos poderosos e, sobretudo, cheio de alegria de existir, de respirar, de acreditar nos bons sentimentos e de inventar monstros para os destruir e vencer”, é um pequeno burguês gabarola que, para não parecer cobarde, inventa monstros para os vencer
Maia
A Câmara Municipal da Maia em colaboração com o Teatro Art’ Imagem, promove anualmente, desde 2007, um conjunto de atividades relacionadas com as comemorações do Dia Mundial do Teatro.
A 6ª edição da “Primavera de Teatro – Comemorações do Dia Mundial do Teatro” decorre de 27 de Março a 1 de Abril de 2012 em vários espaços da Maia: Auditório do Fórum da Maia, Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, Auditório e Jardins da Quinta da Caverneira e no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia.
Coimbra
Oficina Municipal do Teatro
Workshop de expressão dramática pelo O Teatrão.
Rua Pedro Nunes, Quinta da Nora Telefone 239 714 013 26-30 Março, Seg-Sex
6-18 anos. Preço 30 euros
COVILHÃ
Férias no Teatro
Atividades lúdicas, pedagógicas e artísticas nas áreas da expressão dramática, musical, plástica, jogos tradicionais e malabarismo.
Teatro das Beiras, Trav. da Trapa, 2 Telefone 275 336 163 – 26-30 Mar, Seg-Sex, 2-5 Abr, Seg-Qui 9h-12h30, 14h-18h. 6-12 anos 40 euros
BRAGA
A ilha desconhecida
Com o auxílio de objetos simples Brice Coupey desdobra-se em múltiplas personagens, duas das quais manipuladas ao vivo, a partir de um texto de José Saramago.
Theatro Circo, Av. da Liberdade, 697 Telefone 253 203800 22 Mar, Qui 11h, 15h. >6 anos €3
Grândola
Workshop de Expressão Dramática para Crianças Marca o dia Mundial do Teatro
Destinado a crianças e jovens a partir dos oito anos, esta atividade tem como objetivos desenvolver a auto-estima e a criatividade. Dinamizado pela Biblioteca Municipal de Grândola, o Workshop de Expressão Dramática funcionará nos dias 27 e 28 de março, das 10h30m às 12h30m e das 14h30m às 16h30m.