Não costumam durar mais de 30 minutos, mas até podem ser só cinco. Basta que tenham o tempo suficiente para contar uma história. Falamos das curtas-metragens, os filmes de curta duração que inspiram o festival Curtas de Vila do Conde, no distrito do Porto.
A secção Curtinhas vai inaugurar a edição deste ano no Sábado, dia 9, com um filme-concerto.
Os alunos da Academia de Música S. Pio X e da Escola Secundária José Régio, duas instituições de Vila do Conde, criaram um filme e um concerto inspirados no conto A Fada Oriana, da escritora e poetisa Sofia de Mello Breyner Andresen.
Logo a seguir, estreiam quatro curtas do estúdio Pixar, o mesmo que fez os filmes Toy Story e Carros, por exemplo. O Carro Novo do Mike, Coisas de Pássaros, Zezé Ataca e O Homem Orquestra, são os nomes dos filmes que vão ser exibidos. Apesar de cada um não ter mais de cinco minutos, a boa-disposição está garantida.
Durante a competição vão estar a concurso vários filmes divididos pelas categorias Maiores de 3 Anos, Maiores de 6 e Maiores de 9. No final, vai ser escolhido o melhor filme de cada grupo por um júri.
A sessão de abertura do Curtinhas começa às 15h30 de Sábado, dia 9, e os bilhetes custam 2 euros (menores de 16 anos) e 3,50 euros (maiores de 16 anos).
Consulta a programação completa em http://curtas.pt/.