![guima-2](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/11/6279220guima-2.jpeg)
A acção, designada “Faltam 200 dias – CEC 2012”, envolveu 2012 crianças de 12 anos que, durante uma manhã, encheram a Colina Sagrada, situada junto ao Castelo de Guimarães.
Considerado um símbolo da cidade, foi este o local escolhido para reunir os alunos de 19 agrupamentos escolares dos concelhos de Guimarães, Vizela e Fafe, a iniciativa contou, ainda, com a participação dos embaixadores da Capital Europeia da Cultura.
O Campo de São Mamede foi dividido em zonas distintas, de forma a garantir a existência de espaços de apoio aos mais pequenos, áreas para repórteres de imagem, de aparcamento e outras reservadas para a produção de suportes para a construção do logo.
O processo de concepção do logótipo foi dividido em três fases:
– A primeira, consistiu na entrada em cena das crianças, vestidas de branco, com vista a delimitar o espaço onde nasce a imagem de marca da Capital Europeia da Cultura.
– Num segundo momento foi possível vislumbrar a frase “Faltam 200 dias”.
– A construção do logótipo foi dada por concluída depois de estar criada a mensagem “Guimarães 2012 CEC”, nas versões vermelha e azul do logótipo.
![guima-3](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/11/6279228guima-3.jpeg)