Depois da experiência do ano letivo anterior, eis que os miúdos voltam a ter aulas online. Se uns conseguiram adaptar-se bem à nova realidade, outros tiveram mais dificuldades. Aqui ficam algumas dicas de professores, por ciclo de ensino até ao 9º ano, para ajudar os miúdos (e os pais!) a organizarem-se.
1º CICLO
Dicas para os alunos
– É importante teres um sítio onde podes ter o computador pousado de forma estável, bem como um suporte para colocares um telemóvel ou um tablet, caso seja através destes equipamentos que vais assistir e participar nas aulas. Também deverás ter ao teu lado o caderno para ires tirando notas.
– Nas aulas, evita falar a mesmo tempo que os teus colegas. Desliga o microfone e só deves ligá-lo quando o professor indica.
– Se não assistes às aulas através do telemóvel, pousa-o longe de ti, mas não te distraíres com as notificações.
– Não fiques de pijama e penteia-te; a apresentação é importante. Comer durante as aulas síncronas também não é boa ideia.
– Desenha um horário e preenche-o com o trabalho da semana. É importante que tenhas sempre o plano da tua semana por perto para anotares o que já fizeste e aquilo que está para vir.
– Pratica diariamente a leitura. A velocidade leitora é fundamental para conseguires ler trabalhos que tens para fazer, ler as legendas de um filme ou as notícias que passam no rodapé dos telejornais.
– Escolhe um caderno ou um bloco em branco e começa um diário onde relates os acontecimentos importantes do dia – podem ser situações inventadas. A escrita desbloqueia a tua criatividade e a imaginação.
– Mantém contacto com os teus colegas e amigos. Escrever uma carta ou um postal para enviares através do correio é uma forma divertida de o fazeres e vais surpreendê-los.
– Larga os ecrãs e dedica-te a atividades plásticas. Vais passar horas em frente ao computador, telemóvel e tablet a estudar e a assistir a aulas, precisas de dar descanso aos teus olhos e à tua concentração. Podes fazer colagens com recortes de revistas ou, então, desenhar.
Dicas para os pais
– Ajude as crianças a perceber como funcionam as aplicações de conferência: ligar e desligar o som, comportamentos adequados e manutenção das entradas e saídas nas sessões vídeo.
– Promova o trabalho cronometrado e a concentração: os mais pequenos vão começar a gerir melhor o tempo e a encontrar soluções de forma autónoma dentro dos tempos dados.
Conversem sobre o vosso dia pois, neste momento, muitos partilham o mesmo espaço de trabalho: reclamar e brincar com esse facto ajuda a resolver frustrações e arranjar soluções.
– Ajude a que os seus filhos mantenham o contacto com os amigos e amigas fora dos momentos de ensino-aprendizagem: as relações sociais também precisam de se manter ativas.
2º CICLO
Dicas para os alunos
– Quando estiveres numa aula, fecha todos os separadores, chats e desliga as redes sociais. Se tiveres tudo aberto, o mais provável é que acabes por te distraíres.
– Durante a aula, a câmara deve ficar ligada, mas é melhor desligar o microfone. Quando quiseres falar, toca no ícone da mãozinha para pedir a palavra à professora.
– Anota no caderno diário todas as informações que o professor considere importante.
– Se não for possível estares sozinho numa divisão durante as aulas, usa auscultadores para te abstraíres de outros barulhos e procura um canto mais sossegado.
– Para gerir melhor o tempo, é importante criares um organograma, ou horário, onde possas anotar as horas reservadas às aulas, aos TPC e às atividades de lazer e familiares. Assim, sabes sempre o que tens para fazer e quando deves parar.
– Não copies textos integrais da Internet. Os professores vão saberque o fizeste, pois têm ferramentas com que descobrem facilmente se houve «copianço».
– Não fiques no chat com os colegas durante todos os intervalos. Aproveita para ir beber água ou fazer um pequeno lanche. É preciso descansar dos ecrãs. Além disso, se não o fizeres, durante a aula seguinte vais ter fome ou vontade de ir fazer chichi…
Dicas para os pais
– Com tantas horas passadas em frente ao computador ou telemóvel, é importante que as crianças «desliguem». A leitura de livros (em papel) e os jogos de tabuleiro são boas alternativas.
– Os pais devem aconselhar os miúdos a não sobrecarregar os professores com mensagens e questões nos chats. A comunicação deve ser feita durante as aulas, que é o lugar ideal para esclarecer dúvidas. Os professores também precisam de ter tempo livre…
– É importante manter uma rotina para nos mantermos mais estáveis. Garanta que se vestem e fazem a higiene pessoal antes do início das aulas. Ficar de pijama não é boa ideia.
– Vá perguntando como estão a correr as aulas e se têm TPC. Se perceber que o seu filho está a ter dificuldade em organizar-se, peça uma reunião com o diretor de turma. Alguns deles ainda não são tão autónomos como pensamos.
3º CICLO
Dicas para os alunos
– Faz um horário pessoal, dividindo o teu tempo em duas partes: as horas a que tens as aulas síncronas, e um período de tempo que reservas para as tarefas enviadas pelos professores, para estudares uma matéria em que tenhas mais dificuldade ou fazeres pesquisas para algum trabalho.
– Não recorras a muitas plataformas de aprendizagem quando estás a estudar sozinho ou a fazer pesquisas, pois nem todas são boas. Pede ao teu professor recomendações sobre onde podes ir buscar informação.
– Se és aluno do 9º ano, convém que faças algum estudo prévio das disciplinas que vais ter. Anota as dúvidas que surjam, para que as possas esclarecer na aula de forma clara e rápida.
– Organiza o teu espaço de trabalho. Assegura-te que tens junto a ti todo o material necessário para a aula que vais ter a seguir, para evitar interrupções.
– Sê assíduo nas aulas síncronas, e não te esqueças: o sofá não é sítio mais indicado para assistir às aulas.
Dicas para os pais
– Confirmem com eles os planos semanais, ou os trabalhos que têm pendentes, das várias disciplinas. Muitos alunos do 7º e 8º ano ainda têm dificuldade em organizar-se.
– Garantam que, para além de assistirem às aulas, eles reservam algum tempo para o estudo autónomo.
– É importante ir «tomando o pulso», perceber como está tudo a correr, mas não centrem sempre as conversas de família na escola e nos trabalhos. É preciso confiar que os professores estão a fazer o seu trabalho de acompanhamento.
– Expliquem que é preciso ter a câmara ligada durante as aulas. Nestas idades, em que os narizes crescem e as borbulhas aparecem, é normal que não gostem da sua imagem, mas explique-lhes que é uma questão de respeito pelo professor (e pelos colegas).
– Se na escola dos seus filhos não forem habituais, peça ao diretor de turma reuniões de pais regulares. É importante que exista uma comunicação eficaz entre os pais e a escola.
Agradecemos a colaboração dos professores Fernando Carvalho, Luísa Almeida, Rui Januário, Teresa Palma e Maria de Deus Lico.
Sabia que pode comprar as edições da VISÃO Júnior avulso, através da nossa loja online? É fácil, basta clicar aqui.