Este ano recebemos 38 446 candidaturas, mais 3 784 do que na edição passada!
Os livros que vão constar nos boletins de voto foram escolhidos pelos próprios alunos, do 1.º ao 12.º ano: foram eles quem, até meio de novembro, propuseram o livro de que mais gostam como candidato a estas eleições.
Por ciclo, o número de candidaturas distribuiu-se da seguinte maneira:
- 1º ciclo – 13 539
- 2º ciclo – 11 685
- 3º ciclo – 10 368
- secundário – 2 854
Cada aluno podia propor o seu livro preferido às eleições – fosse ele um romance, um conto, um livro de poesia ou de banda desenhada.
Terminado o período de apresentação de candidaturas para ‘Miúdos a Votos’, uma equipa da Pordata começou a trabalhar os resultados para identificar os livros mais vezes propostos.
Alguém que quer ser presidente da República tem de conseguir reunir pelo menos 7 500 pessoas que o apoiem para se tornar candidato. Um partido político também precisa de pelo menos o mesmo número de apoiantes para ser formado.
Nos ‘Miúdos a Votos’, acontece o mesmo: para participar nas eleições, um livro-candidato tem de conseguir um número mínimo de apoiantes. Foi isto que a Pordata contabilizou e os resultados finalmente chegaram. Eis então os livros que, por ciclo, vão a eleições no dia 12 de março!