Os alunos do 1.º ciclo estão a dar tudo por tudonesta campanha de ‘Miúdos a Votos’. Cartazes, folhetos, arruadas e muita música, pois claro!
Os vídeos são importantes para convencer os colegas a votar nos seus livros-candidatos porque, não há como negar, a campanha fica muito mais animada com atividades variadas. E a EB n.º2 de Lamaçães está numa animação!
Quem gosta muito de música e achou que seria uma boa ideia de dar a conhecer o seu livro-candidato foram o Martin e o Miguel, do 4.ºB. A turma defende ‘O Lápis Mágico de Malala’, e como os dois gostam de hip hop pensaram “Porque não fazer um rap sobre Malala?”.
E assim fizeram. “Eu tive a ideia e o Martin quis ajudar-me. Já conhecíamos bem o livro porque o trabalhámos nas aulas, fizemos pesquisa e powerpoints. Então, fizemos a letra para a música com a ajuda dos professores que corrigiram os erros. Depois, pesquisámos umas bases de músicas de rap sem letras que ficasse bem com a letra que escrevemos”, conta Miguel.
“Trabalhámos nos computadores da biblioteca, para onde íamos nos intervalos das aulas. Demorámos mais ao menos dois dias a fazê-lo. Quando terminámos, desafiámos os nossos colegas a participar, porque eles gostaram da música. Propusemos que cantassem connosco o refrão para ser um trabalho de grupo porque o livro é defendido pela turma toda”, explica Martin.
Miguel tem orgulho no trabalho que realizaram, até porque foi a primeira vez que fizeram algo assim. E, pelos vistos a professora do 4.ºB também gostou do trabalho dos seus alunos. “Mal viu, quis logo fazer um vídeo!”, diz-nos, satisfeito. “Nunca pensei que viesse a ser tão popular.”
Mas Martin e Miguel não foram os únicos a apostar na música. O 3.ºB defende o livro ‘A Girafa que Comia Estrelas’ e promete incendiar a campanha com a sua canção. E até fizeram máscaras de papel e uns chapéus bem engraçados.
E o que dizer da turma do4.ºA, que está empenhada em ganhar votos para o seu “Pinóquio”? Com uns narizes de fazer inveja ao próprio menino de pau, criaram esta canção divertida.
Dispostos a celebrar a Liberdade, no ano em que se comemoram os 50 anos do 25 deAbril, o 3.ºA, optou por defender “O Tesouro”, e fez uma interessante dramatização do livro, que termina numa manifestação empolgada, ao som de uma popular cantiga de Abril. Sabes qual é? Ora ouve.
Pelo que vimos, não vai ser fácil para os alunos da EB n.º2 de Lamaçães decidir em que livro-candidato votar no próximo dia 8. Para ajudar os indecisos, no dia 6, haverá uma apresentação pública de todas as campanhas para todas as turmas da escola. E tu, já decidiste qual é o “Livro Mais fixe”?