Tal como tem acontecido desde a 1.ª edição de ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’, o ministro da Educação fez questão de participar na festa final, que se realizou na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, no dia 22 de maio.
Na plateia a seu lado estavam as escritoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, que acabaram por ser surpreendidas por uma história que João Costa partilhou quando subiu ao palco.
O ministro, que admitiu ser um leitor ávido já na infância, contou que quando frequentava o 5.º ano, participou num concurso na escola. Acabou por vencer e como prémio recebeu um livro de uma das suas coleções preferidas, Uma Aventura, o que o deixou muito feliz.
Aos convidados foi pedido que sugerissem um livro, e João Costa acabou por sugerir três: Uma Aventura na Cidade (infantojuvenil), O rapaz que Comia Livros, de Oliver Jeffers, e O Colibri, de Sandro Veronesi.
A todos os miúdos presentes deixou um conselho: “Antes de irem dormir façam três coisas: lavem os dentes, façam chichi e leiam um pouco!”