Ateliês sobre jornalismo, um peddy-paper pelos magníficos jardins da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, conversas com escritores, oficinas de reciclagem, uma tela pintada ao vivo e, claro, o espetáculo final em que foram revelados OS LIVROS MAIS VOTADOS desta edição.
A festa começou logo pelas 10h30, mas durante todo o dia animação foi coisa que não faltou. Da parte da manhã, várias salas e auditórios da Fundação encheram-se com alunos do ensino básico e secundário que vinham chegando de vários pontos do país.
David Machado, autor de livros infantis como “Um Tubarão na Banheira”, foi um dos escritores convidados para falar um pouco sobre os seus livros e sobre essa coisa fantástica que é a imaginação. Houve tempo para algumas perguntas e muitas gargalhadas porque David trouxe para a conversa o seu “Alfabeto Nojento”. Não conheces?
Logo a seguir, os fãs da coleção “Uma Aventura”, que é lida por jovens portugueses desde 1982, tiveram a oportunidade de conversar com as suas autoras, Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães. Fizeram perguntas e descobriram algumas curiosidades sobre isto de escrever livros.
Dezenas de alunos participavam em ateliês de reciclagem organizados pela Sociedade Ponto Verde que, durante a hora de almoço, desafiou quem andava pelo anfiteatro ao ar livre para descobrir um pouco mais sobre o mundo da reciclagem através de um divertido jogo gigante.
Mafalda Anjos, diretora da VISÃO, recebeu alunos do Secundário no ateliê interativo “Para que serve o jornalismo hoje?”. Perto dali, alunos do 1.º ciclo eram desafiados no ateliê “Vamos fazer a capa da VISÃO Júnior?”.
À tarde, o espetáculo juntou toda a gente para assistir às muitas apresentações que alunos de escolas como EB Comendador Ângelo de Azevedo, de Oliveira de Azeméis, o Colégio da Trofa, a ES Paços de Ferreira, entre muitas outras, prepararam para mostrar o trabalho dsenvolvido durante a campanha de Miúdos a Votos.
Ana Rita e Maitê, da Escola Secundária de Santa Maria Maior, Viana do Castelo, foram as anfitriãs deste espetáculo, que teve também como convidado o ministro da Educação João Costa.
E sabes que durante o espetáculo, e numa sala com centenas de miúdos curiosos, Paulo Galindro esteve durante três horas a pintar uma tela alusiva dedicada aos Miúdos a Votos? «Estava cheio de medo!», confessou-nos o ilustrador de livros infantis, como “O Cuquedo”, que provavelmente conheces.
Como vês, foi um dia em cheio! Deixamos-te algumas fotos do dia de hoje que podes ver em baixo. Clica nas setas laterais. E fica atento porque muito em breve iremos publicar aqui os resultados desta edição de Miúdos a Votos!
Podes ver a galeria em baixo
Ministro da Educação marca presença no ‘Miúdos a Votos’
Entre dezenas de professores e cerca de 500 alunos, João Costa partilhou histórias da sua infância e revelou os livros que anda a ler
Vídeo: A imaginação nos livros de David Machado
O autor de ‘Um Tubarão na Banheira’ e ‘O Alfabeto Nojento’ foi um dos convidados da festa final de ‘Miúdos a Votos’
Conversa com as autoras da coleção ‘Uma aventura’
Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães estiveram na festa final de ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’ e responderam a perguntas de alunos de várias escolas