Hoje é o grande dia: em mais de 700 escolas espalhadas por todo o país, há urnas de voto nas bibliotecas, ou a circular pelas salas, e alunos encarregues de garantir que a votação se faz cumprindo todas as regras democráticas que permitem que umas eleições sejam justas e transparentes.
São as eleições de ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’, uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, que promove simultaneamente a leitura e a cidadania. Os alunos entre o 1º e o 12º ano estão a votar nos seus livros preferidos, a partir de uma lista que eles próprios escolheram, numa espécie de eleições primárias em que votaram mais de 32 mil 289 alunos.
Os resultados da votação nacional serão conhecidos a 22 de maio, numa festa na Fundação Calouste Gulbenkian, em que participarão dezenas de escolas. À semelhança de anos anteriores – ‘Miúdos a Votos’ realiza-se pela sétima vez -, esta será uma grande festa dos livros, feita por e para os miúdos, tal como acontece, aliás, com toda a iniciativa.
Como está a decorrer a votação
Da Escola Básica D. Maria II, em V. N. de Famalicão, recebemos fotos de como está a decorrer a votação. Basta carregar na seta do lado direito para aparecerem mais fotos
Como organizar a votação
- As listas das turmas funcionarão como cadernos eleitorais, sendo por isso necessário recolhê-las atempadamente.
- Numas eleições políticas, as mesas de voto são constituídas por cinco elementos indicados por consenso entre as candidaturas. No caso de ‘Miúdos a Votos!’, a mesa deverá ter sempre pelo menos dois elementos, além do presidente da mesa, que deverá ser o professor responsável pela iniciativa ‘Miúdos a Votos’ na escola. Os dois elementos podem ir rodando ao longo do dia, de forma a permitir o maior número de alunos a participr na atividade.
- Os membros das mesas de voto são responsáveis por garantir a liberdade de quem vai votar e que a votação decorre sem problemas.
- Devem verificar a identidade de quem vai votar e tomar nota dos nomes de quem já votou, garantindo que a mesma pessoa não vota duas vezes.
- No final da votação, terão de contar os votos (indicações para a contagem de votos serão enviadas posteriormente).
- As mesas de voto devem ser colocadas em locais da escola a que todos os alunos tenham acesso. Devem estar em funcionamento durante um período de tempo que permita a todos os alunos votarem.
- 0 local e o horário da votacão devem ser anunciados a todos os alunos da escola.
- Deverá ser feita uma urna de voto por cada ciclo de ensino a votos na escola. A urna poderá ser feita abrindo uma ranhura na tampa de uma caixa de papel A4.
- No local da votação, deve estar afixado, em local visível, um boletim de voto ampliado de cada ciclo a votos.
- Tai como acontece numas eleições políticas, não é permitido qualquer material de propaganda (cartazes, trabalhos, posters, autocolantes, etc.) no local da votação, no dia da votação.
- O dia 6 de março, segunda-feira, que precede as eleiçõe, será o dia de reflexão, tal como acontece numas eleições políticas. Não são permitidas ações de campanha na escola.
Se não recebeu os boletins de voto, envie um email para miudosavotos@visao.pt.
Descarregue aqui:
Indicações para a contagem de votos