Alana está apreensiva antes de entrar na sala ao lado da sua. Com mais quatro colegas, vai apresentar o livro O Monstro das Cores aos meninos do 1º ano. A apreensão explica-se por serem o primeiro grupo da turma do 2º ano, da professora Nídia, a visitar outras turmas, para, muito rapidamente, falarem da história que escolheram apoiar para as eleições de ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’. Pouco depois, ao sairem da sala, Alana está aliviada! A apresentação correu bem.
Estamos na última semana da campanha eleitoral de ‘Miúdos a Votos’ e há muito que se preparam nesta escola, a EB Alice Vieira, na Buraca, às portas de Lisboa, a animação que se vai viver durante toda a semana. Oito livros do 1º ciclo têm aqui apoiantes, entre os alunos e professores das 3 turmas que compõem a escola. «Na campanha, estão diretamente envolvidas seis turmas», explica a professora bibliotecária Elvira, pelo primeiro ano colocada na Alice Vieira. «Quando aqui cheguei, achei que os alunos estavam desligados da biblioteca e pareceu-me que este projeto podia ser útil», conta.
Quatro professores gostaram da ideia e, todos juntos, meteram pés ao caminho. Agora, a biblioteca está cheia de materiais que os alunos criaram para os comícios no recreio, e já se prepara até o ato eleitoral, em que Francisco será o braço-direito da professora Elvira.
Quando chega a hora do intervalo, a biblioteca enche-se de miúdos que vão buscar os seus cartazes. Vamos com eles até ao recreio? (Carregue na seta do lado direito para as fotos irem passando).
Mais reportagens sobre a campanha eleitoral
‘Miúdos a Votos’: uma caça ao tesouro muito original
No Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, as CLÃ – Clube de Leitores em Ação – criaram peddy-papers sobre os livros que estão a apoiar. Foi um sucesso!
Em Penela, os ‘Miúdos a Votos’ saíram à rua
Os alunos do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro aproveitaram o desfile de Carnaval e fizeram campanha pelos seus livros