Durante a campanha eleitoral de Miúdos a Votos, as escolas e os alunos podem criar cartazes e material de propaganda, organizar debates, sessões de esclarecimento e comícios, produzir podcasts para os tempos de antena de rádio, gravar vídeos e booktrailers, fazer campanha através das redes sociais, criar programas na rádio da escola ou em rádios locais, escrever artigos para o jornal escolar, compor canções e encenar peças de teatro ou dramatizações, entre muitas outras atividades.
O foco deve ser sempre tormar os livros o centro das conversas e das brincadeiras de recreio, contagiando os outros a ler.
É importante ter sempre em conta os princípios de igualdade de oportunidades de todos os candidatos, permitindo a todos os grupos terem o mesmo ‘tempo de antena’ dentro da escola.
Eis algumas ações e iniciativas desenvolvidas por alunos em edições anteriores que vale mesmo a pena conhecer:
1º ciclo
Organização de uma feira no recreio, em que cada grupo candidato tem um espaço para a sua propaganda; organização de uma feira do livro.
Desfile de capas de livros animadas e ‘humanizadas’
Distribuição de panfletos no recreio
Atividades abertas à comunidade: desfile de Carnaval; campanha na rádio local;
2º ciclo
Escrever cartas a personagens do livro
Flashmobs
Sessões de esclarecimento com o presidente da Junta de Freguesia ou da Câmara
3º ciclo
Presença dos pais em debates da campanha eleitoral – e outro exemplo do envolvimento dos pais
Entrevistas imaginárias a escritores
Secundário
Usar a campanha eleitoral de ‘Miúdos a Votos’ para treinar a retórica de Aristóteles
Combate de boxe entre todos os apoiantes dos livros (minuto 30)