Numas eleições políticas a sério, quem vai a votos tem primeiro de reunir um número mínimo de assinaturas, para se apresentar como candidato. Em ‘Miúdos a Votos’, acontece o mesmo – só que os candidatos são livros, e não pessoas. A primeira fase de ‘Miúdos a Votos’ é serem encontrados os livros nomeados para as eleições.
Cada aluno podia propor o seu livro preferido às eleições – fosse ele um romance, um conto, um livro de poesia ou de banda desenhada. E recebemos 32 289 candidaturas! É um número muito grande.
Recebidas todas as propostas, foram contabilizadas para se apurar quais os livros que reuniam o maior número de apoiantes. A Pordata conduziu o processo.
No total, foram propostos mais de 7 mil títulos diferentes, de perto de três mil autores diferentes. Estes números provam que não é correta a ideia de que as crianças e jovens não leem…
Os 20 livros que vão às eleições de 7 de março são os 20 que foram mais vezes propostos. Isso quer dizer que já são livros vencedores! Eis os livros nomeados para as eleições de ‘Miúdos a Votos’ na edição de 2022-23.
Os livros nomeados no 1º ciclo
No primeiro ciclo, participaram na escolha dos livros que vão a votos mais de 10 mil alunos. Propuseram perto de 2 500 livros diferentes como candidatos às eleições de ‘Miúdos a Votos’.
Os livros nomeados no 2º ciclo
Recebemos cerca de 10 mil propostas de alunos do 2º ciclo. Foram apresentados perto de 2 200 títulos diferentes.
Os livros nomeados no 3º ciclo
Foram cerca de 9 mil as propostas recebidas para o 3º ciclo. No total, propunham 2 200 livros diferentes.
Os livros nomeados no Secundário
Tal como aconteceu nos anos anteriores, são sempre menos os alunos do Secundário que participam: recebemos cerca de 2 mil propostas, que candidatavm 840 livros diferentes. Os 20 mais votados são os que vão constar do boletim de voto.
Os candidatos
No total, ou seja, nos quatro ciclos de ensino, os alunos propuseram mais de 7 mil títulos, de mais de 3 mil autores. Pode consultar em baixo a lista dos livros que tiveram cinco nomeações ou mais
Artigos relacionados
O impacto de ‘Miúdos a Votos’, segundo os professsores
Testemunhos de professores e um inquérito realizado aos docentes permitem avaliar o efeito desta iniciativa de promoção simultânea de leitura e cidadania junto dos alunos