As indicações de como deve ser feito o escrutínio encontram-se no documento ‘Contagem de votos’, que a seguir reproduzimos e que pode descarregar clicando aqui.
Também pode ver como é realizado o apuramento, numas eleições políticas a sério, neste vídeo, feito propositadamente para esta iniciativa, a partir do minuto 3 e 12 segundos.
Relembramos que os membros das mesas de votos devem ser alunos, e que a contagem também deve ser feita por eles, supervisionados por um professor.
Anotar os votos
Para cada ciclo de ensino, é fornecido um pdf semelhante ao que aqui reproduzimos para os membros da mesa de voto ir tomando nota do resultado do escrutínio. Pode descarregá-los em baixo.
Pode descarregar aqui as folhas de cada ciclo de ensino:
Para confirmar que o apuramento dos votos está correto, pode usar estas folhas de Excel, que contêm uma fórmula que permite confirmar o escrutínio:
O resultado da votação terá de ser comunicado à organização de ‘Miúdos a Votos’ até 28 de março, segunda-feira, preenchendo o formulário para o respetivo ciclo de ensino: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário. O preenchimento do formulário tem de ser feito por um professor.
A Pordata, parceira desta iniciativa, é a responsável pelo apuramento final da votação. As escolas devem guardar os voto para o caso de ser necessário efetuar uma recontagem.
No dia das eleições, todas as questões e dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 261 145 085 ou pelo email miudosavotos@visao.pt.
Caso não tenha recebido o nosso último email com os materiais para a votação e os boletins de voto, pode encontrá-los neste link onde pode encontrá-los e descarregá-los.