Melissa Santos, 13 anos, e Rita Pereira, 12, acabam de sair do palco improvisado no polivalente da Escola Prof. Armando de Lucena, na Malveira. É intervalo, o polivalente tem muitos alunos, que se acotovelam para chegar ao sítio onde um colega de Rita, aluna do 7ºA, oferece pipocas como ‘material de propaganda’ do livro que apoiam nas eleições de ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’, Um de Nós Mente. Melissa, do 7ºG, tem vestida uma sweat shirt preta em que está escrito Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, na frente, e, nas costas, o endereço da campanha eleitoral do seu grupo no instagram e no TikTok. «Estamos a participar nos Miúdos a Votos e vamos ganhar», diz uma delas ao microfone, no meio do barulho ensurcedor do polivalente. À vez, contam rapidamente a história dos livros que apoiam e apelam ao voto no dia 23 – e em troca recebem gritos de apoio e muitas palmas.
A energia de apenas duas turmas, o 7ºA e o 7ºG, está a contagiar todos os alunos da escola. O empenho, o tempo e a criatividade que os estudantes estão a colocar nesta iniciativa até já levou alguns pais a dizerem aos filhos: «Se baixares as notas, não podes participar mais!».
«Estamos bué empolgados!», conta Melissa, que desfia em seguida o que fizeram: «Escrevemos uma carta para o Lidl, a pedir patrocínio para a campanha, mas disseram-nos que não. Então, como as famílias de alguns alunos têm empresas, fomos pedir-lhes apoio.» É o caso da própria avó de Melissa, que investiu financeiramente a campanha da neta – e que agora anda sempre com o crachá de Harry Potter, feito pelos alunos, ao peito. «Conseguimos fazer sweat-shirts, chapéus e crachás com os patrocínios», explica, acrescentando que todas as segundas-feiras vendem fatias de bolo, feitos pelos pais, na sala dos professores, para angariar dinheiro.
Já a equipa da Rita teve a ideia das pipocas e decidiu organizar um mini-concerto num dos próximos intervalos, em que Rita vai cantar duas músicas. Oito alunos da turma participaram como atores no booktrailler que produziram sobre Um de Nós Mente – e mais uma mão-cheia deles ajudou na parte técnica, dos figurinos ao som. «Houve um momento divertido durante a gravação e decidimos fazer um meme com ele, que agora circula por toda a escola», revela Rita.
As ideias para a campanha eleitoral foram circulando pelos grupos de whatsapp que cada turma criou apenas para os ‘Miúdos a Votos’. Tecnologia, aliás, é com eles: as duas equipas têm contas no Tiktok, Facebook, instagram – e, no caso do 7ºA, também no Snapchat e no Youtube. Nomearam duas pessoas para divulgar nas redes sociais o que vão fazendo. E estão a usar um padlet para colocar o material de campanha.
«O livro que inicialmente tínhamos escolhido era o Principezinho, mas depois uma colega nossa, a Laura, sugeriu Um de Nós Mente e achámos mais interessante, porque fala de problemas que têm a ver connosco, como o bullying ou as relações abusivas, de que estamos fartos de ouvir falar, mas em sequer nos apercebermos que é isso que o livro aborda», explica Rita.
«Quando o começaram a ler, não se aperceberam de que a relação entre dois personagens era abusiva», comenta Telma Félix, professora de Português das duas turmas, e responsável pela Escola Prof. Armando de Lucena estar a participar, pela primeira vez, em ‘Miúdos a Votos’. «Há muito tempo que eu gostaria que participássemos», acrescenta Dália Santos, a professora bibliotecária. Para reunir o muito material e informação sobre as iniciativas das duas turmas, Dália Santos criou até um sítio na internet, que podes ver aqui.
Para o dia 17 de março está marcado um debate entre as duas equipas, na biblioteca da escola. Boa campanha!