Sara, Matilde, Maria e Raquel são grandes amigas – são tão amigas que, durante o último confinamento, mesmo fechadas em casa, se encontravam pelo menos uma vez por dia (virtualmente, é claro!). Talvez por isso estas alunas do 7ºB da Escola D. Domingos Jardo, em Mira Sintra, tenham tido uma ideia bem original para a campanha de ‘Miúdos a Votos’: fazerem uma sondagem online sobre qual a palavra que melhor define ‘amizade’ – e isto a propósito do livro O Rapaz Milionário.
Qualquer pessoa pode votar na sondagem, que decorre até 9 de abril. Basta clicar aqui! Partilha? Felicidade? Carinho? Deixa a tua opinião na sondagem.
Elas são as únicas pessoas da sua turma que estão a participar na campanha eleitoral de ‘Miúdos a Votos’ – mas trabalham quase pela escola toda! Fizeram quatro jogos sobre o livro que estão a defender: um Quebra-cabeças / Puzzle Deslizante, um Jogo da memória, um Puzzle, uma Sopa de Letras e um Quizz! Vale a pena clicar e ver o que elas engendraram.
Para publicitarem no Facebook da biblioteca da escola os jogos que construiram, criaram também este cartaz.
Mas a campanha não se fica por aqui. «Estamos a fazer um jornal sobre a participação da escola nos Miúdos a Votos», conta à VISÃO Júnior Sara, cuja irmã se divertiu há quatro anos nesta iniciativa, apoiando o mesmo livro. Com o jornal, participam nesta iniciativa como repórteres, podendo ganhar livros para a biblioteca da sua escola. «Usámos uma plataforma chamada Flipsnack para o jornal», continua Sara. «Vamos ter uma entrevista com a professora bibliotecária da escola, um texto de opinião meu, uma notícia sobre o resultado da nossa sondagem e páginas com os jogos», revela Matilde. Os materiais estão por agora disponíveis no blogue que criaram.
Ainda criaram um programa de rádio, de que já fizeram dois episódios, e um podcast para os tempos de antena.
Trabalharam que se fartaram, mas não acusam cansaço! «Foi um bom escape para os outros trabalhos que temos de fazer para a escola», explica, com um sorriso rasgado , Maria Manuel.
Ah, e já combinaram com a professora bibliotecária, Lígia Freitas, que vão estar nas mesas de votos na escola (onde há pelo menos uma turma do 6º ano envolvida na campanha), no dia das eleições, 27 de abril!