Este ano, a VISÃO Júnior junta mais uma vertente ao projeto ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’, organizado pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares: a literacia mediática.
«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» é um projeto de promoção simultânea de cidadania e de leitura.
Estarmos informados é condição essencial de uma cidadania de pleno direito. Com a pandemia, a desinformação e as fake news aumentaram exponencialmente, tornando mais urgente aprendermos todos a consumir (e produzir) boa informação.
Assim, juntamos uma nova vertente ao projeto «Miúdos a Votos», no ano letivo de 2020-2021: a literacia mediática. Bem-vindo ao fascinante mundo das notícias!
Formas de participação
As crianças e jovens podem participar em «Miúdos a Votos» das seguintes formas:
– Ajudar a organizar o processo eleitoral na escola
– Fazer campanha eleitoral por um livro
– Votar
– E, a partir deste ano, reportar aos outros o que se passa
Os alunos terão a oportunidade de perceber:
Como funciona o mundo da informação?
Como trabalham os jornalistas?
O que é que os jornalistas têm de diferente?
Como se faz uma notícia?
Qual a diferença entre uma notícia e uma opinião?
Como se faz uma reportagem?
Uma imagem também informa?
Um projeto ‘mãos na massa’
Este é um projeto ‘mãos na massa’: os miúdos serão não só os seus protagonistas, como os seus próprios agentes. Terão por isso oportunidade de escrever uma notícia, fazer uma reportagem, escrever uma coluna de opinião – e vê-la publicada no sítio de um órgão de comunicação social nacional.
Os alunos serão os repórteres da VISÃO Júnior na sua escola. Serão eles a contar aos nossos leitores o que se está lá a passar. Serão também eles a informarem os seus colegas.
Prémios para as bibliotecas
Para estimular a participação nesta nova vertente do projeto, criámos duas distinções, com prémios associados.
•As escolas que mais ativamente fizerem a cobertura das atividades (notícias, entrevistas, podcasts, vídeos, crónicas) de ‘Miúdos a Votos’ na sua escola receberão livros para a biblioteca. Serão distinguidas três escolas por cada ciclo de ensino.
•As escolas cujos alunos realizarem a melhor reportagem para imprensa (ou seja, texto e fotos) sobre ‘Miúdos a Votos’ receberão livros para a biblioteca. Serão distinguidas três escolas por cada ciclo de ensino.
•Os trabalhos distinguidos serão escolhidos por uma equipa da VISÃO Júnior, da VISÃO e da RBE.
•Mas o melhor prémio será, provavelmente, verem o seu trabalho reconhecido ao ser publicado no sítio da VISÃO Júnior na internet. Todos os trabalhos com qualidade serão publicados.
Nota: o calendário e o regulamento serão posteriormente divulgados
Sessões online para as escolas
A equipa da VISÃO Júnior organiza uma série de sessões online, através de uma plataforma eletrónica, para alunos e professores.
Em janeiro, realizar-se-ão sessões em que se falará da diferença entre uma notícia e uma reportagem, as regras que os jornalistas têm de seguir, como estruturar a reportagem, ângulos de abordagem, etc.
14 de janeiro, 11h – 1.º ciclo
20 de janeiro, 11h – 2º e 3º ciclos
29 de janeiro, 11h – secundário
Em fevereiro, as sessões serão realizadas por um repórter fotográfico, que abordará questões relacionadas com a imagem:
3 de fevereiro, 11h – 1º ciclo
9 de fevereiro, 11h – 2º e 3º ciclos
10 de fevereiro, 11h – secundário
Em março, com a campanha eleitoral já a decorrer, o objetivo das sessões será ajudar a resolver questões práticas relacionadas com a produção dos textos. Serão também abordadas questões relacionadas com a cobertura jornalística durante as campanhas eleitorais:
4 de março – 1º ciclo
9 de março – 2º e 3º ciclos
15 de março – secundário
Nota: poder-se-ão combinar sessões adicionais ou noutros horários. Caso seja possível, poder-se-á também equacionar a deslocação de um jornalista à escola
Material de apoio
A VISÃO Júnior terá material de apoio disponível no seu site sobre como se escreve uma notícia, como se grava um podcast, como se planeia uma reportagem ou uma entrevista.
Será também fornecido às escolas o modelo de um cartão de jornalista para que os alunos se identifiquem como repórteres junto das suas fontes. Tentaremos que seja enviado em papel, mas, neste momento, podemos apenas garanti-lo em formato eletrónico.