After- Depois de o conhecer foi o primeiro livro mais votado pelos alunos do ensino secundário na última edição dos ‘Miúdos a Votos’. A partir das obras mais votadas, o Plano Nacional de Leitura 2027 sugere outros livros de que podes gostar!
Mary John
De Ana Pessoa e Bernardo Pego de Carvalho
Mary John é nome próprio de uma relação perdida. É nome chamado apenas por Júlio Pirata que ficou algures numa praceta longínqua. Hoje, João decide escrever-lhe e é nesta longa carta que o leitor conhece a infância e o início da adolescência da rapariga, através da relação com este amigo por quem sofre, ou sofreu, de amor. Ao longo da carta João reflete sobre o passado e o presente, sobre quem foi e quem é, sobre o que mudou e o que mudou para melhor.
A história de uma serva : novela gráfica
De Renée Nault e Margaret Atwood
Defred é uma Serva na República de Gileade, onde o trabalho, a leitura e a formação de amizades estão vedados às mulheres. Está ao serviço do Comandante e da sua mulher e, na nova ordem social, tem um único propósito: uma vez por mês, tem de se deitar de costas e rezar para que o Comandante a engravide, porque, numa era de nascimentos em declínio, Defred e as outras Servas são valorizadas apenas se forem férteis. Mas Defred lembra-se dos anos antes de Gileade, em que era uma mulher independente, com um emprego, uma família e um nome seu. Agora, as suas memórias e a sua vontade são actos de rebelião.
Madame Bovary
De Gustave Flaubert
O romance que inventou o adultério. O autor chegou a sentar-se no banco dos réus, acusado de atentado à moral. Ainda hoje, mais de 150 anos depois de ter vindo ao mundo, milhões de Bovarys por essas cidades fora choram e desesperam como chorou e desesperou a heroína deste romance. Atolada na mediocridade da vida quotidiana, entre um marido com poucas qualidades e uma solidão que a verga, Emma Bovary vai procurar no adultério a fuga de uma existência entediante. De sonho em sonho, de esperança em esperança, até à ruína final. Quem nunca foi Bovary?