No livro «O Novelo de Emoções» conta-se a história da Marta, uma menina que ainda está a aprender a lidar com as emoções. Para facilitar, ela atribui-lhes cores: o roxo representa o Medo, o amarelo a Alegria, o vermelho a Raiva, o azul a Tristeza e o verde a Aversão.
Na Escola Básica João Pedro de Andrade, o 3º A, B, e C fazem campanha por este livro: «É um livro que ajuda a pensar as emoções e a aceitá-las melhor», explica Leonor Laima, 8 anos. «Podemos sentir coisas más mas depois elas passam e foi isso que quisemos mostrar aos nossos colegas hoje». Numa apresentação ao 4º ano, falaram sobre coisas que todos sentimos: com a ajuda de frasquinhos com lãs de cor, que representavam cada emoção, convidaram a assistência a falar sobre o que os deixa felizes, com raiva, ou com medo. Depois, seguiu-se a apresentação de trabalhos do 5º D.
Estes miúdos mais velhos apostaram num trabalho mais visual: fazem campanha pelo livro «O Príncipe Nabo», de Ilse Losa, e fizeram cenários, que imitam palcos de um teatro, e representam partes da história. Para eles, este livro é espetacular (e interessante, garantem!) porque nos mostra que não devemos dar tanta importância às aparências. Vê, na galeria de fotos, os pequenos teatros: