Prazos e transmissão
Seguindo as regras de umas eleições políticas, a cada um dos livros candidatos é concedido um tempo de antena. Tal como estabelece a lei eleitoral, todos os candidatos terão direito ao mesmo tempo.
Os tempos de antena de rádio serão compostos pelos podcasts enviados pelas escolas. Tendo em conta o elevado número de escolas participantes, não é possível garantir que todos os podcasts produzidos sejam integrados em tempos de antena. Os podcasts que não forem incluídos em tempo de antena serão também disponibilizados ao público, através do sítio da VISÃO Júnior.
As escolas terão de enviar os seus podcasts até ao dia 3 de fevereiro (inclusive), para garantir que o trabalho de edição e montagem dos mesmos em blocos possa ser feito atempadamente.
Cada tempo de antena poderá ter a duração máxima de 1 minuto e 30 segundos.
O nome do ficheiro a enviar deverá ser o código do livro e o nome da escola (conforme a inscrição). Por exemplo: B23 + Escola Básica e Secundária de Mem Martins. O envio deverá ser feito para: miudosavotos@visao.pt. Em “assunto” deverão escrever «Miúdos a Votos – Tempo de antena» e no texto do mail deverão mencionar o nome da escola, do professor responsável, da turma (ou grupo) e do livro.
Os tempos de antena serão transmitidos pela Rádio Miúdos durante a campanha, nos dias úteis, em horário a anunciar, a partir de dia 20 de fevereiro. A grelha de transmissão será enviada para as escolas e divulgadas nos canais online da Visão Júnior, RBE, PNL e Rádio Miúdos.
Instruções para a gravação de podcasts
É simples gravar voz com uma qualidade razoável, recorrendo, por exemplo, a um smartphone. Nos vários sistemas existem apps gratuitas que permitem gravações de boa qualidade (AudioRecorder para Sony Android e AVR para sistemas IOS). Em gravações no exterior ou interior podem seguir-se algumas regras básicas:
I. Para conseguir a melhor qualidade de som, convém encontrar o espaço (em casa/ na biblioteca) que tem menos reverberação, ou seja, menos eco. Basta bater as palmas numa cozinha ou num quarto para perceber o que é reverberação. Na cozinha normalmente faz mais “eco”. Normalmente, a melhor divisão para gravar é aquela que tem mais móveis, pois estes ajudam a “cortar” o eco. Numa biblioteca, o espaço que tiver mais livros é o melhor.
II. Depois de encontrar o melhor espaço, deve escolher-se o cantinho mais agradável para estar sentado a ler ou a dizer o que se quer gravar. O leitor/ locutor deve colocar-se o mais perto possível do canto, de costas para a parede, com o telefone a cerca de um palmo da boca e experimentar gravar a voz.
Se for uma turma inteira a participar, devem sentar-se em círculo e colocar o telefone no centro.
III. Quando a gravação for feita no exterior, deve aproximar-se um pouco mais o telefone da boca de quem estiver a falar.
Nota: Não esquecer que o microfone dos telefones está em baixo. Por isso, ao gravar voz deve colocar-se o telefone de pernas para o ar.
IV. No final, ouvir sempre a gravação para verificar se é preciso repetir ou se está em boas condições.
V. Na gravação de um podcast para um tempo de antena terão de dizer obrigatoriamente, por esta ordem:
1. O nome da escola (Só mesmo o nome, sem nenhumas palavras antes e com uma pequena pausa depois);
2. O ano e turma a que pertencem;
3. O título e o autor do livro que vão defender;
4. O que têm para dizer acerca do livro.
5. Quando apelam ao voto, não devem mencionar o código do livro pelo qual estão a fazer campanha, mas apenas o seu título. Exemplo: “Vota A árvore generosa” (e não “Vota A01”).
VI. Os podcasts deverão ter a duração máxima de 1min 30s e ser enviados em formato mp3 para miudosavotos@visao.pt até 3 de fevereiro.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/02/MV_patrocinios_online-2-1600x214.jpg)