O Cuquedo, de Clara Cunha, e Poemas da Mentira e da Verdade, de Luísa Ducla Soares, são os dois títulos apoiados pelos alunos do 3.º ano da Escola Básica n.º 2, do Agrupamento de Escolas de Monchique, para a campanha eleitoral de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?». Apostam na produção de marcadores e crachás para tentarem convencer os seus colegas a lerem estas duas obras.

Os marcadores de livro feitos pelos apoiantes do livro «O Cuquedo»
«Quem não tem medo vota Cuquedo!» são as palavras de ordem de um grupo, ao que o outro respondeu «Vota com vontade nos Poemas da Mentira e da Verdade!».

E o livro «Poemas da Mentira e da Verdade» também tem os seus!
Já na turma do 2.º ano, a decisão foi unânime: todos os meninos e meninas apelam ao voto na obra de José Eduardo Agualusa, A Girafa que Comia Estrelas.

Um dos cartazes desenhado pelo 2º ano
O material de propaganda está logo à entrada da sala, com uma porta decorada a condizer. Lá dentro, há cartazes, muitos marcadores e até um painel para fotografias com pescoço e cabeça de girafa.

A porta que chama a atenção de todos que passam

E o sítio perfeito para tirar uma fotografia
E o apelo ao voto também já passou por uma rádio local, a Rádio Foia. Os alunos do Agrupamento de Monchique tiveram oportunidade de contar a toda a vila o que é o projeto «Miúdos a Votos», além de incentivarem os colegas a participar.

O apelo ao voto, feito numa rádio a sério!
