Ler é muito mais divertido do que possa parecer! Sobretudo, quando tentamos convencer os outros de que aquela história que nos tocou fundo é mesmo… uma história muito especial!
Com «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?», uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares que se realiza este ano pela segunda vez, vais ter a oportunidade de convencer os outros sobre as qualidades do teu livro preferido… como se fosses um político!
A ideia é que apresentes o teu livro candidato, até 22 de janeiro, preenchendo este formulário muito simples.
Até essa data, 22 de janeiro, um professor da tua escola, também de terá de inscrever a escola, prenchendo este questionário. Esta inscrição é aquilo que numas eleições políticas se chama recenseamento.
Os livros que tiverem maior número de candidaturas integrarão a lista que irá a votos em todas as escolas que se inscreverem, a 23 de abril, Dia Mundial do Livro.
Antes disso, entre 5 de março e 21 de abril, realizar-se-á a campanha eleitoral, em que tu e os teus colegas poderão realizar comícios e debates, produzir cartazes e panfletos, para chamar a atenção para o teu livro preferido. Terás até hipótese de ouvir a tua voz na rádio, se quiseres fazer um tempo de antena!
A lista dos livros mais votados será conhecida em junho.
O regulamento completo desta iniciativa, que conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, do Plano Nacional de Leitura, da Pordata, da Rádio Miúdos e da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, encontra-se aqui.