A VISÃO Júnior viajou até Almada para perceber como está a correr a campanha eleitoral de «Miúdos a Votos» levada a cabo pelos alunos do 3.º ciclo na Escola Básica de Vale Milhaços.
O Clube de Leitura, conduzido pela Professora Valentina Pereira, abraçou o projeto e os alunos têm feito muitas atividades: Cartazes, debates, comícios, publicações no blogue e nas redes sociais da escola. No dia 24 de fevereiro organizaram «a noite na biblioteca». Um serão passado na biblioteca da escola, durante o qual cada uma das «equipas» apresentou os seus cartazes num comício e se realizou um debate que opôs os dois livros escolhidos, ambos de autores britânicos – Cherub: O Recruta, de Robert Muchamore e Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling. A noite na biblioteca culminou com a simulação de uma votação, na qual venceu Harry Potter, mas apenas por dois pontos de diferença e prolongou-se, noite dentro, com jogos e diversões.
![Vale milhaços 2](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/10513330Vale-milha%C3%A7os-2.jpeg)
Na sexta-feira, dia 10 de março, à tarde, os alunos voltaram a reproduzir o comício e o debate que tinham preparado, com uma audiência atenta e cheia de perguntas que os viu chegar, de cartazes em punho. O grupo do Cherub: O Recruta vestido com camuflados, entrou em marcha e gritando «Votem no… Recruta!, Votem no… Recruta!». Já a entrada do grupo do Harry Potter fez-se com os participantes vestidos com t-shirts de Hogwarts, óculos redondos, e varinhas mágicas ao alto e gritos de manifesto «Harry… Potter, Harry… Potter».
![Vale milhaços 3](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/10513347Vale-milha%C3%A7os-3.jpeg)
Seguiu-se o debate que começou com a apresentação dos livros, ambos sobre jovens rapazes com famílias problemáticas e com uma infância complicada. Mas os dois protagonistas são também heróis que superaram as adversidades. Os cenários destes livros são ambos em escolas (a Cherub e Hogwarts) que os alunos exploraram para discutir e provar qual é a melhor e qual passa melhores ensinamentos. Usaram ainda os prémios e os números de cópias que cada obra alcançou para fazerem com que a sua favorita se destacasse.
Questionados sobre os pontos mais positivos e negativos dos livros, a esquipa que defende o Harry Potter disse: «o único ponto negativo é acabar rápido. E o mais positivo é o facto de nos fazer sonhar», enquanto a equipa que defende O Recruta afirmou: «não encontrámos pontos negativos mas o ponto mais positivo está na capacidade de o personagem seguir sempre em frente e superar».
«Achamos que os alunos devem votar no nosso livro porque uma parte da nossa vida é sempre criança e podemos estar num buraco escuro mas se formos às nossas memórias conseguimos encontrar uma luz que nos guie à saída do túnel. Além disso o livro tem a parte da realidade e da fantasia, que fazem ambas parte da vida», disse a «Team Harry».
«Votem no O Recruta porque nos temos que ir pelos factos e pela realidade, não pela fantasia. Temos de ser originais e este personagem, como o Cristiano Ronaldo, por exemplo, superou mas venceu», defendeu o grupo Cherub.
Por fim, se tivessem que escolher uma palavra para descrever O Recruta, os seus fãs escolheriam «motivação», enquanto os fãs do Harry Potter escolheram a palavra «inigualável».
O debate não teve vencedores nem vencidos mas foi renhido e os alunos recorreram a argumentos de alto nível para convencerem a audiência. Seja qual for o grande vencedor, certo é que a Escola está empenhada e envolvida e que os alunos vão aderir em massa à votação de dia 17, já nesta sexta-feira.
E tu? vais mesmo querer ficar de fora?
![Uma campanha alegre... e nacional!](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/uma-campanha-alegre-e-nacional-2.jpeg)
Texto