Cartaz para as bibliotecas
Todos os meses, a VISÃO Júnior disponibilizará aqui um cartaz sobre esta iniciativa, divulgando o nome do autor escolhido e as datas. O objectivo é que as bibliotecas o imprimam e o afixem na escola.
Para imprimir o cartaz deste mês clica no
O homem que tinha uma árvore na cabeça (Porto Editora)
E se, um dia, te crescesse uma árvore na cabeça com um tronco verdadeiro e folhas muito verdes? Foi o que aconteceu a um homem chamado Arbóreo. Não dava muito jeito para ele usar chapéu, mas era um bom pretexto para ele conhecer a poesia do mundo e aprender umas coisas sobre ciência. Esta história é tão especial que a União Europeia (isto é, o conjunto de 27 países europeus reunidos) a incluiu, em 2002, numa lista de livros importantes a serem lidos.
Portugal para miúdos
Esta obra é uma verdadeira aula de História de Portugal, coisa que José Jorge Letria conhece muito bem – ele estudou História (e também Direito) na universidade. Em forma de verso, José Jorge Letria descreve todos os momentos importantes do país, desde as conquistas de Dom Afonso Henriques às Descobertas, da batalha de Alcácer-Quíbir à Restauração, dos tempos do Marquês do Pombal à revolução de Abril.
Os cromos da bola (Oficina do Livro)
Se és um ‘mauluqinho’ do futebol, vais achar este livro muito divertido. Em forma de rimas e acompanhado por ilustrações divertidas, o autor descreve a galeria de personagens típicos à volta do jogo. Não escapa ninguém: há o árbitro (que tem sempre culpas); há o avançado (que não vê nada à frente); há a adepta de futebol (muito entusiástica); há o jornalista desportivo (sempre à cata dos futuros Ronaldos); há o treinador (sempre de olho nos jogadores)…
A minha primeira República (Dom Quixote)
No dia 5 de Outubro de 1919, Portugal deixou de ser uma monarquia e transformou-se numa republica. Isto é, deixámos de ter reis a governar o país e passámos a ter um governo de políticos eleitos pelo povo. O autor conta-nos o que se passou nesse dia, há mais de cem anos, através dos olhos de um rapaz de Lisboa, cujo pai esteve envolvido nos tumultos que levaram à vitória do projecto republicano.
O livro das receitas malucas (Porto Editora)
Aqui, não vais aprender a fazer coisas normais como bacalhau com natas ou mousse de chocolate. Mas vais perceber que a imaginação é um ingrediente importante na nossa vida. Este livro, muito cómico e cheio de trocadilhos de linguagem, mistura coisas como bolas-de-Merlim, beringelas magricelas, ouriços-do-ar (e não do mar) ou… pastéis de nada.
O livro que só queria ser lido (Texto)
Esquecido numa prateleira, um livrinho sonha em voltar a ser procurado pelas pessoas que tanto gostavam de o ler. Para este personagem, ser lido é a mesma coisa que ser amado, apreciado, lembrado. É que, para viverem, os livros precisam de nós, os leitores. Depois de conheceres esta história, porque não espreitas a tua estante à procura dos bons livros que não lês há muito tempo?
Amados gatos (Oficina do Livro)
Quando escreveu este livro, José Jorge Letria tinha nove gatos em casa. Com tanto bigode por perto, ele inspirou-se e escreveu uma série de contos inspirados nos felinos de figuras famosas da literatura, das artes e até da política. O escritor Ernest Hemingway, a actriz Marilyn Monroe, o pintor Picasso, o cardeal Richelieu (aquele que lutava com os três mosqueteiros), ou a Anne Frank, por exermplo, tiveram todos gatos. E tu, tens um bichano aí em casa?
Elvis o rei do rock (Texto)
Este é um bom livro para leres com os teus pais ou com os teus avós, porque, de certeza, que eles ouviam o Elvis Presley. Esta história começa na festa de aniversário da Madalena, onde se ouve muita música. Mas, de repente, em vez de Shakira, alguém pôe a tocar um cd do Rei do Rock… e ficamos a conhecer toda a sua história. O Elvis ganhou um concurso musical quando tinha dez anos, e gravou imensos discos que subiram aos tops. Também foi actor, e graças ao cabelo com poupa e às danças que fazia em palco, ainda hoje tem muitos imitadores.
O alfabeto do corpo humano (Oficina do Livro)
Usando rimas, o autor descreve todos os elementos que fazem parte do interior do nosso corpo: coração, traqueia, dentes, pernas, rins… De A a Z, nada fica por analisar. Este livro faz parte de uma colecção, muito bem ilustrada pelo Afonso Cruz (que é também autor de livros infantis) onde se incluem também os alfabetos dos países e dos bichos.
Infante D. Henrique o navegador dos sonhos (Texto)
De certeza que, na escola, já te contaram a história do infante que, no século XV, sonhou em encontrar terras para além do oceano, e que inaugurou os Descobrimentos portugueses. Aqui, ele é apresentado como um sonhador que “casou com o mar e com o apelo das grandes viagens”, e que “sonhava de olhos abertos”.
Letras e letrias (Dom Quixote)
As palavras podem ser objecto de jogos com imaginação; isto é, podemos brincar com as palvras, fazendo associações de ideias, prestanmdo atenção ao seu ritmo, descobrindo novos significados para elas. É o que acontece neste livro, um verdadeiro desafio que te vai fazer encarar o português de outra forma. Além disso, tem ainda outra curiosidade: os desenhos foram feitos pelo André Letria, um ilustrador muito talentoso que é também… filho do escritor.
Os animais fantásticos (Texto)
Já ouviste falar de animais como o lobisomem, o dragão, o basilisco ou o fauno? Aposto que sim, nem que seja das aventuras do Harry Potter. Pois essas criaturas são chamadas de animais mitológicos: só existem na imaginação dos homens. E existem muitos outros: a Esfinge, a sereia, a fénix ou o Minotauro, o Pégaso, a hidra… Estão todos aqui, neste livro maravilhoso do José Jorge Letria.