Há meses em que as novidades literárias são verdadeiramente únicas, fascinantes e um bocadinho estrambólicas. E é disso mesmo que gostamos: surpresas e mundos cheios de reviravoltas!
As sugestões de fevereiro são muito diversificadas, mas são, ao mesmo, tempo bastante cativantes, pois saem todas de mundos diferentes. Uma certeza: quem lê as sugestões do 1.º ciclo, vai querer ler as do 2.º, e quem lê as deste, vai querer descobrir as do 3.º ciclo!
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
AS CUECAS ASSUSTADORAS
Aaron Reynolds (texto) e Peter Brown (ilustração)
Bertrand Editora
Este é já o segundo livro desta coleção de coelhos assustadiços. Desta vez, a narrativa junta o coelho Jasper a um par de cuecas cintilantes que são um verdadeiro susto. A combinação bombástica de coelhinhos fofinhos com cuecas malvadas é perfeita, e esta história vai cativar toda a gente. A estutura em banda desenhada confere ao livro um ambiente cinematográfico de terror que ficará na memória.
CASA
Carson Ellis (texto e ilustração)
Editora Orfeu Negro
Aqui está um livro que levará leitores e leitoras a viajar pelo mundo sem sair de casa. Se por cá vivemos em apartamentos, o mesmo não acontece noutras partes do mundo. Um livro da brilhante Carson Ellis que, com muito humor e um traço excelente, nos mostra a importância do sítio que habitamos. Num momento histórico como o que vivemos agora em Portugal, perceber a necessidade de termos a nossa casa nunca foi tão importante.
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
HISTÓRIA DE DOIS AMORES
Carlos Drummond de Andrade (texto) e Ziraldo (ilustração)
Editora Tinta da China
O amor está na moda todo o ano e não é só porque estamos em fevereiro, mês em que se celebra o Dia de São Valentim, que vamos falar dele. Este é mais um dos excelentes volumes da literatura infantojuvenil brasileira que a Tinta da Chinanos traz. Aqui o amor é vivido entre elefantes, mas podiam ser javalis ou pinguins. E se juntarmos pulgas, este conto torna-se ainda mais divertido! Um livro cheio de humor e amor, que bem falta faz para trabalharmos as emoções da juventude.
AS AVENTURAS DO SUPER BATATA: UMA MEGA VIAGEM NO TEMPO
Artur Laperla (texto e ilustração)
Editora Planeta Júnior
Este é, provavelmente, um dos livros mais aguardados. O Super Batata está de volta e não podia ter regressado de uma forma mais explosiva. Uma viagem no tempo! Era mesmo disso que estávamos a precisar. Esta banda desenhada retrata a vida de um herói estereotipado que se vê transformado numa batata e, desta vez, com uma viagem no tempo, até poderá voltar ao que era. Uma história divertida e tensa, que pode mudar o rumo da história desta coleção… ou não!
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
O REINO DE KENSUKE
Michael Morpurgo (texto)
Editorial Presença
Com a chuva que está, é natural que queiramos ler sobre naufrágios… ou não.Estes desastres são talvez os que mais curiosidade despertam na imaginação coletiva, já que ocorrem no misterioso oceano, onde as profundidades são um verdadeiro enigma. Nesta história ficamos a conhecer Michael que naufragou com os pais e a cadela Stella. Mas do casal, nem sinal. Numa ilha, aparentemente deserta, tudo pode acontecer. Será aquele sítio seguro?
O RAPAZ DOS JORNAIS
Vince Vawter (texto)
Editora Fábula
No mundo digital é difícil perceber que há 60 anos havia gente que distribuía jornais pela rua, para que a informação chegasse, fresquinha às pessoas logo pela manhã. Esta história tem lugar no século passado, no final da década de 50, e o grande protagonista é um rapaz chamado Victor. Ele tem 11 anos, distribui jornais e sofre em silêncio com um problema. Este é mais um livro para juntar à imperdível Coleção de Estrelas da Literatura Juvenil. Uma obra premiada, contada na primeira pessoa, o que transforma a narrativa numa aventura muito pessoal.
NOTA: As sugestões da VISÃO Júnior estão organizadas em três faixas etárias que se adequam aos três ciclos do ensino básico. Contudo, estas dicas dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler. Passe por estas páginas todas as semanas para conhecer as novidades e sugestões de literatura infantojuvenil que temos para si.