<#comment comment=”[if gte mso 9]> Utilizador 11.9999 <#comment comment=”[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 <#comment comment=”[if gte mso 9]> <#comment comment=”[if gte mso 10]>
Integrada na escola sede do Agrupamento de Escolas de Almargem do Bispo, é um espaço amplo com cerca de 94 m2, dividido em 5 zonas funcionais. Dispõe de 35 lugares sentados, repartidos pelas referidas zonas. A funcionalidade do seu mobiliário permite a realização de actividades de grande grupo, envolvendo várias turmas, assim como actividades diversas com apenas uma turma. A integração desta Biblioteca na Rede de Bibliotecas Escolares veio permitir melhorar o mobiliário, adquirir equipamento informático, de áudio e vídeo, assim como renovar o fundo documental. Deste fazem parte 2455 documentos sendo 2296 impressos e 159 em formato digital.
O colorido dos sofás, do tapete e das lombadas dos livros convida a desfrutar desta magia. São muitos os meninos que optam por passar a hora de intervalo neste ambiente acolhedor. Na opinião dos professores, os alunos gostam muito de frequentar a Biblioteca para poderem desfrutar dos livros que escolhem com interesse e atenção e para participarem nas actividades variadas que tem sido possível realizar este ano. Entre elas destacam-se o Dia das Bibliotecas Escolares, o Natal e a Semana da Leitura. É importante realçar a participação dos pais e encarregados de educação que têm aderido activamente às propostas da Biblioteca, nomeadamente durante a Semana da Leitura (Leituras em Família), e com ela têm cooperado, procurando que os seus filhos e educandos fiquem cada vez mais perto dos livros e da leitura.
Semanalmente, as turmas utilizam a Biblioteca com os seus professores. Além do empréstimo domiciliário (de Outubro até final de Abril foram requisitados 1573 livros por 116 alunos), realizam pesquisas em livros e no computador, ouvem histórias, fazem jogos de leitura e escrita e participam em encontros com escritores. Este ano já por aqui passaram Carla Antunes, Margarida Botelho e Maria Carolina Pereira Rosa que muito apreciaram o espaço e as actividades realizadas com base nos seus livros.
Para que o espaço funcione bem, todos são conhecedores das regras de utilização, mesmo os meninos do Jardim de Infância que requisitam os livros para a Biblioteca de Fim de Semana.
Apesar de ainda ser muito jovem, esta Biblioteca tem procurado responder às necessidades dos alunos e dos docentes, não só da escola sede, mas de todo o Agrupamento, indo ao encontro do desejo revelado pelo seu Director. Este disse à nossa reportagem que a entrada na Rede de Bibliotecas Escolares foi a concretização de uma vontade de ter uma “verdadeira biblioteca” no Agrupamento. Embora todas as escolas tenham pequenas “bibliotecas”, faltava uma com maior dimensão onde os alunos possam encontrar-se com o passado, possam aprender mais, mas onde também possam sonhar e transmitir os seus sonhos.
Questionados sobre a importância de ter uma Biblioteca na escola, os professores foram unânimes em realçar o seu papel na aprendizagem dos alunos. Consideram-na um espaço atraente e aberto para o conhecimento e a aprendizagem, onde os alunos podem pesquisar, trabalhar em grupo e requisitar livros, fora do habitual espaço de sala de aula. Alguns referiram ainda a sua importância para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita. Embora reconheçam a qualidade dos recursos e a harmonia do espaço, os docentes referiram que ainda não têm por hábito utilizar o espaço para trabalhar, embora requisitem livros para a sala e planifiquem actividades com a Professora Bibliotecária.
A Biblioteca é, como pudemos constatar, um lugar que ganha mais vida a cada dia que passa. Tal como o bebé que nasce, gatinha e anda, também por aqui se dão os primeiros passos numa parceria que se espera frutífera e duradoura. Com o entusiasmo, o trabalho e a vontade de todos, a Biblioteca Escolar poderá fornecer melhores serviços, actividades interessantes e principalmente muita motivação para a leitura e para a aprendizagem.
“Na Biblioteca mora um tesouro precioso, os livros, que nos enriquecem culturalmente e nos ensinam a olhar o mundo com espírito crítico, a problematizar o mundo e a resolver os nossos problemas”.
Os Amigos dos Livros