A Visão Júnior promoveu junto das escolas, no início do ano, o concurso “Há vida na biblioteca!” constituído por três fases: responder a questões, fazer um resumo e fazer uma reportagem. Esta última actividade tornou-se num autêntico desafio, pois nunca nenhum de nós fora jovem repórter.
Mas, ao longo de várias semanas, munidos do nosso poder de observação, fomos frequentando a biblioteca, agora com mais assiduidade porque tínhamos uma missão a cumprir. A nossa presença foi notada e alguns colegas e professores perguntaram o porquê da nossa atenção e que trabalho estávamos a realizar. E lá fomos nós explicando que estávamos a preparar uma reportagem sobre a nossa biblioteca.
Para que fiquem com uma ideia, o espaço da biblioteca é frequentado por muitos utentes – alunos, professores, funcionários e, por vezes, pais, que ao longo do dia aí se dirigem para os mais diversos fins; requisitar livros, revistas, jornais e outros materiais não livro, estudar, pesquisar, ver filmes, ouvir música (sempre com auscultadores) … A Biblioteca Escolar é um verdadeiro “centro de recursos educativos”, contendo livros, programas informáticos, periódicos, registos vídeo e áudio, diapositivos, filmes, CD-ROM, etc., colocados à disposição de toda a comunidade educativa do agrupamento. É, assim, um recurso pedagógico ao dispor de todos.
“A Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos (BE/CRE) está vocacionada para o desenvolvimento da literacia, de competências de informação, do ensino – aprendizagem e da cultura, de modo a possibilitar a utilização crítica da informação em todos os suportes e formatos”, assim nos explicou a professora bibliotecária Eduarda Fernandes. Os seus objectivos são, entre outros, desenvolver o gosto pelo livro e pela leitura, facilitar o acesso à informação e à cultura, despertar o interesse pela escrita e por outras formas de expressão, apoiar os alunos na aprendizagem, etc. Ao longo do ano inúmeras acções são levadas a cabo na BE: concursos, semana da leitura, formação de utilizadores, semana da poesia, visitas guiadas, produção de um boletim informativo, actividades no âmbito do PNL, comemoração de efemérides, exposições (…) Ah! Também temos dois blogues: um para a promoção da leitura e outro de carácter informativo constantemente actualizados e muito frequentados.
Mas não pensem que a biblioteca foi sempre assim! Só há alguns anos (2004) é que foi inaugurado um novo espaço, mais moderno e mais bem equipado o que levou a um aumento significativo do número de utilizadores. De salientar que todos os anos esse número aumenta, assim como sobe o número de requisições domiciliárias, isso nos garantiu a Luciana (funcionária da BE). De destacar, ainda, os cerca de 10 000 livros que temos, divididos por grandes assuntos, segundo a Classificação Decimal Universal.
Por último, de destacar que os alunos que mais frequentam a BE são os alunos do 2.º ciclo e do sétimo ano e que os autores preferidos são Teresa Maia Gonzalez, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Luísa Ducla Soares, Alice Vieira, António Mota, nacionais, entre muitos outros; J.K Rowling, Dan Brown, Paulo Coelho, na literatura estrangeira. Como livros mais lidos destacam-se as Colecções “Uma aventura…”, Triângulo Jota e Clube das Amigas.
A Biblioteca da nossa escola é muito acolhedora, está bem decorada, é bastante espaçosa e tem muita luminosidade. Sem dúvida um espaço, onde podemos realizar muitas actividades para nos divertimos, mas também para aprendermos!
Nome dos autores:
André Manuel Teixeira
Fábio Valente
Hugo Carvalho
Joel Lima
José Pedro Machado
Marcelo Ferreira
Patrick Jesus
Nome da equipa: Aguiar Júnior
Professora responsável: Maria Isabel C. Cipriano Sousa
Escola EB 2,3/S de Vila Pouca de Aguiar
Para ler a história completa da Escola EB 2,3/S de Vila Pouca de Aguiar clique no